quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Palestra e Bate Papo | Design em Movimento, com Studio Pyx



O encontro dessa semana foi com o pessoal do Studio Pyx! O Bruno Malaco e o Flávio Ribeiro nos contaram sobre sua trajetória desde a Escola de Design até hoje, falando de seus projetos, metodologias e paixões.

Aqui o link para o site do Studio Pyx: 

E aqui o link para o canal do Toró de Miolo:

E aqui o link pro portifólio do Bruno Malaco:

7 comentários:

Unknown disse...

Os ex-alunos da Escola de Design , apresentaram a palestra: Design em Movimento – Conversando sobre Motion Design e Animação.
Foi bastante interessante, quando já na abertura da palestra os ex-alunos, declararam que sua postura após sua formatura, foi de percorrer caminhos diferentes do aprendizado acadêmico, claro, sem desprezar o conteúdo apreendido na Escola de Design, mas um caminho menos preso, com mais liberdade, em busca de projetos autorais, em que poderiam imprimir sua identidade como designer. Foi bastante corajoso para recém-formados.
Fizeram bastante ênfase à importância do projeto do TCC. Segundo eles o TCC não é apenas mais um trabalho acadêmico (e vale para todos os alunos que estão se formando), mas é “O PROJETO”. Deve ser um projeto representativo, que vai lhe dar notoriedade em seu portfólio, e por consequência no universo do design. Para tanto, deve-se investir no TCC, valendo-se de todo recurso disponível, seja financeiro ou de pessoas, buscando a ajuda de profissionais capacitados, para enriquecer seu projeto.
É notória, pelo discurso dos ex-alunos, a paixão por seus projetos. Mesmo passando por dificuldades e momentos de angústia, conseguem vencer as barreiras e com perseverança concluir seus projetos. Buscam com coragem alcançar seus ideais.
Ensinam que o TCC abre portas para o mercado de trabalho, pois seu portfólio será referência, para profissionais do design. As oportunidades poderão surgir a partir do seu projeto do TCC. Além do TCC, seus projetos voltados para a área de seu interesse, farão que você fique conhecido e possivelmente conseguir trabalhos nesta área específica. Um caminho para você se solidificar como profissional do design, na área que tanto ama. Um trabalho de persistência, que pode durar anos, mas que trará seus benefícios, notoriedade e solidificação de sua profissão como design.
Estes jovens são o exemplo daqueles que conseguem vencer e viver com o seu trabalho. Fazendo aquilo que ama. Torço por eles e creio que um dia saberemos notícias destes ex-alunos, como profissionais de sucesso, com belos projetos de Motion Design e Animação e quem sabe no mundo do cinema, como empresários ou Diretores de Produção das grandes empresas da Disney ou da Pixar, ou DC comics, não importa, o que vale é que eles continuem sonhando e nunca desistam de seus sonhos.

Antônio Sérgio Ferreira da Silva
8º DGN

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A palestra dada pelos sócios do Studio Pyx, que também foram ex-alunos da Escola de Design, foi bem interessante por nos mostrar como fizeram nascer o Studio Pyx e a dedicação de cada um para com o TCC, falaram o quanto é importante esse projeto na vida profissional do formando, e mostraram o resultado positivo de tal investimento, que não foi apenas a nota final ou pelo fato de formarem, mas também gerou trabalhos futuros importantes, um reconhecimento e um grande número de acesso no youtube.
Contaram que a partir de um desejo em comum, o de trabalharem com motion, que surgiu a ideia de criar o estúdio, mas mesmo com a formação de um negocio próprio eles se mantiveram em seus empregos, adquirindo experiência e conhecimentos. É legal perceber como se dedicam ao Studio Pyx, que mesmo com o tempo curto cada um dá o máximo de si para que tudo saia perfeito e assim acabam construindo uma imagem positiva da empresa. Explicaram a importância da divisão de tarefas e como foram feitas, cada um ficou com o que sabia melhor. Percebe-se, também, o respeito entre eles nas decisões individuais e coletivas, aceitando ideais e sugestões da equipe de forma que no final saia algo que agrade a todos. Através deles ficou ainda mais claro a importância da divisão de tarefas e ainda o comprometimento em entregar cada parte no prazo especificado para que os demais dê continuidade ao processo e o resultado final não saia prejudicado.

Thaissa disse...

A palestra com o Flávio Ribeiro e Bruno Malaco, do studio Pyx foi, no mínimo, inspiradora. Ex-alunos da Escola de Design - e meus ex-colegas de classe - só posso confirmar o empenho que sempre tiveram nos trabalhos que resultavam em qualidade suficiente para entrar em seus portfólios pessoais e que colocaram no portfólio da empresa que criaram.
Algo que chamou bastante a atenção foi o relato de como encararam o projeto de graduação com profissionalismo, contratando profissionais para executar a locução, mostrando o quão importante valorizar o trabalho do outro. Como o Flávio mesmo relatou, muitas vezes pensa-se que a pessoa ‘só’ trabalha com a voz, argumentando que falar é algo tão natural que não necessita de preparo, estudo, experiência, e as propostas por uma ‘ajudinha’ em troca de divulgação do trabalho do outro é algo desrespeitoso e de depreciação com o que a pessoa faz. Como designers que sentem isso na pele diariamente – principalmente se tratando de profissionais free lancers – não podemos simplesmente nos colocar na situação de pobre-estudante-estagiário e pedir favores profissionais a quem tem no seu ofício o ganha-pão diário.
Além disso, a preocupação de fazer trabalhos a nível profissional ao longo da vida acadêmica foi muito relevante, ainda que seja algo notório – já que estamos nos profissionalizando na área que desejamos trabalhar–, muitas vezes a necessidade de ter que lidar com várias disciplinas – e em alguns casos ainda ter que conciliar com a vida profissional e familiar – nos fazem perder esta noção e acabamos por fazer trabalhos ‘só pra passar’. Temos que conscientizar que esta postura mina o futuro profissional e nos priva de aproveitar todo o tempo passado na faculdade para arriscar e ousar em projetos que, após formados, dificilmente teremos oportunidades de fazer devido às exigências do mercado.
Por último, a dica de desenvolver projetos autorais em paralelo com a vida profissional é extremamente pertinente, tanto para exercitar sua criatividade sem obstáculos mercadológicos, como para alcançar um sonho, como foi o caso dos meninos com o Studio Pyx.

Thaissa Lages do Carmo
8º período - Design Gráfico - Noite

Thiago Silva disse...

A palestra nos apresetou um excelente exemplo sobre a possibilidade de tornarmos realidade nossos projetos.
O estúdio Pix tem uma trajetória relativamente recente, mas já apresenta resultados do seu trabalho com visibilidade em nível nacional. Mas essa trajetória teve um começo, e desde os trabalhos realizados na faculdade, o empenho e dedicação dos seus integrantes foi fundamental para a formação do estúdio.
Ter um objetivo definido foi apenas parte do processo, o posicionamento dos seus membros foi essencial para o desenvolvimento do estúdio; o posicionamento profissional muito bem estabelecido ainda dentro da faculdade se traduziu para o reconhecimento da Pix no mercado, e através da postura de intensa dedicação dos seus membros, que conseguiram manter os projetos da Pix em andamento ao mesmo tempo em que mantinham empregos no mercado de trabalho.
Esse é outro ponto notável. Pessoalmente vejo uma reprodução constante do pensamento de que ou somos obrigados a aturar um emprego que não nos realiza tanto (ou em nada) por conta das necessidades financeiras, ou temos o raro (senão divino) privilégio de ter um emprego perfeito. Os meninos da Pix são um exemplo vivo, e próximo, de que para chegarmos aonde gostaríamos temos de nos esforçar muito, mas não precisamos ficar reféns dessa dicotomia.

Unknown disse...

A palestra dos meninos do Estúdio Pyx foi um estímulo muito forte para continuar seguindo. Quando ingressamos na universidade, não temos dúvida de que vamos nos realizar profissionalmente, mas essa segurança vai sendo minada ao longo do curso à medida em que vamos nos aproximando da realidade do mercado. Nessa etapa final de nossa formação, não é mais segredo para todos nós que a área do design é extremamente competitiva, limitada e muitas vezes mal remunerada. Porém, o trabalho dos meninos da Pyx é uma prova de que é possível sim seguir com otimismo, sempre buscando ir além do que muitas vezes nos parece pré-determinado pelo mercado de trabalho.

Todos os sócios mantém seus outros empregos, o que os garante a estabilidade financeira, e isso é ótimo por dar a eles a liberdade de se dedicar aos trabalhos autorais quando estão laborando para o Estúdio. Na conversa do Bruno e do Flávio foi possível perceber claramente que eles se divertem com o trabalho que fazem em conjunto, e possivelmente é isso que faz com que eles deixem de lado os pontos negativos, como por exemplo o cansaço. Isso é essencial para que o projeto deles possa perseverar, pois não é fácil dar conta de tudo ao mesmo tempo.

Acredito que quando ainda estamos na universidade, seja na graduação ou na pós, estamos mais "frescos", com mais idéias novas, por termos mais contato com pessoas que pensam diferente e por lá termos a oportunidade de discutir esses pensamentos. Depois de muito tempo no mercado, acabamos engessados e fazendo as coisas sempre do mesmo jeito, nos habituando às nossas rotinas e desistindo de projetos mais ousados. O que eu achei incrível na fundação do Estúdio Pyx é que foi uma idéia que nasceu na Escola de Design. Os meninos já tinham essa vontade "incubada" e deram seguimento a ela depois que saíram do espaço acadêmico. Com certeza, o fato de ainda estarem "frescos" e com vontade de correr atrás dos seus objetivos foi um fator que influenciou fortemente no fato de o projeto ter dado certo. Isso pra mim foi um exemplo de que devemos seguir já a vontade que temos agora. Começar a investir no portifólio e correr atrás de oportunidades agora mesmo, e manter sempre contato com colegas que tenham vontades e objetivos semelhantes aos nossos. É na ED que os objetivos profissionais nascem e lá é um ótimo lugar para que eles ganhem vida. Viva! :)

Tamires Muniz Ribeiro - DGN8

Unknown disse...

Olá,
Sou um jovem empresário que procurava desesperadamente um empréstimo comercial para financiar meu projeto. Então conheci o Pedro, um credor dos EUA que me concedeu um empréstimo de 4 milhões de dólares com condições simples de empréstimo.
Você pode contatá-lo em pedroloanss@gmail.com Ou WhatsApp Ligue: +1 863 231 0632 para obter seu empréstimo.

Postar um comentário

 

Seminários DG Copyright © 2013 | Layout por Débora Mello