quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Movimente-se | Palestra com o designer Sillas Maciel


No dia 13 de agosto, recebemos o designer Sillas Maciel, curador da Mostra de Design 2014, em nossa disciplina. Além de contar um pouco sobre seu processo e instigar os alunos com relação aos propósitos e ideais próprios, ele apresentou o histórico da Mostra e seu planejamento para esse ano, desde o processo de curadoria ao projeto de identidade desenvolvido por ele.

Contato: sillas@sillasmaciel.com

3 comentários:

Laurent Porto disse...

“Ninguém deve sair de uma palestra da mesma maneira que chegou"! A frase repetida várias vezes por Sillas Maciel, identifica bem o que sua palestra proporcionou: um certo desconforto que incentiva à reflexão.
Por mais que possamos ter opiniões diversas às dele ou ainda que até concordemos, mas sentimos que, devido a situação em que muitos se encontram no momento, é complicado agir da maneira como ele propõe, não podemos negar que a palestra nos instigou a refletir sobre nossas escolhas e sobre o modo como devemos se portar profissionalmente. E isso, por si só, já é muito importante para nós enquanto estudantes em fase de projeto de graduação, iniciando no mercado e cheios de incertezas e esperanças em relação ao nosso futuro profissional.

Laurent Porto Bernardino - Noite

Júlia disse...

Se quando te perguntam qual é o caminho que quer seguir na vida sua resposta é rápida e precisa, você está no caminho certo. Mas se a resposta é confusa e demorada... também.
A palestra do designer Sillas Maciel trouxe, acima de tudo, um redemoinho mental de ideias e pensamentos sobre Design, colaboração, vida, estudos, trabalho e tudo aquilo que nos rodeia.
Com um jeito tranquilo e extrovertido, sempre fazendo piadas, nos mostrou seu processo, trabalhos já feitos, nos contou casos e nos bombardeou com milhares de perguntas. O que é Design? Quem é seu designer preferido? Onde trabalha? Você se acha uma inspiração para os outros? Cada vez que um ponto de interrogação saía de sua boca, outros cinco eram formados dentro de nossas cabeças. Percebi que ficar desconfortável também traz benefícios - novas ideias se conectam, novas configurações se formam, insights tomam a dianteira. E para quê tudo isso? Para perceber que o horizonte que vemos em frente aos nossos olhos, pode estar muito mais distante do que pensamos, que aquilo que cremos piamente e sem pestanejar pode ser facilmente mudado, que a vida é grande e as possibilidades infinitas. Ser designer pode ser fácil, mas se tornar uma inspiração para si mesmo e para os outros é trabalhoso e demanda muito carinho e amor por aquilo que se faz. Amar seu caminho, mesmo que ele te pareça um pouco torto é essencial para saber onde quer chegar. Colaborar, louvar os colegas, parceiros, mestres, magos, amigos e irmãos sem nunca se esquecer que o Design é forma de vida, não só uma profissão.

Leonardo Oliveira disse...

Designer ativo e de atitude quase militante, se encontra Sillas Maciel. É através de sua curadoria que se concretizará a ambiciosa Mostra de Design de 2014, a qual será problematizada a seguir.

Na nossa cidade, infelizmente, há uma reduzida oferta de eventos e de lugares onde pode haver a livre e constante troca de ideias sobre o Design. Estudantes se encontram, assim, distanciados da realidade do mercado e dos contextos relevantes dessa prática profissional. O resultado é um claro e frequente despreparo dos recém-formados quando esses acabam seus cursos e entram na dita "vida-real".

Não somente, a falta de tal lugar de encontro também prejudica enormemente a troca de informações entre os profissionais atuantes. Dessa forma, processos inovadores são inibidos e práticas de mercado se encontram em estado de semi-sucateamento. A troca é essencial e, sem ela, é improvável a consolidação de uma profissão forte e de uma classe de trabalho consistente e enérgica.

É em busca de combater essa situação que a Mostra de Design de 2014 se realiza. Iniciativa ambiciosa, a mesma tem o potencial de trazer um precedente que poderá quebrar o ciclo vicioso de sua situação atual. É com otimismo que se espera a sua realização, podendo trazer novas oportunidades a todos os envolvidos no cenário do Design belo-horizontino contemporâneo.

- Leonardo Braulio de Oliveira e Silva.
- Design Gráfico, Noite. 8º período

Postar um comentário

 

Seminários DG Copyright © 2013 | Layout por Débora Mello