segunda-feira, 4 de novembro de 2013

20 meses pedalando: uma conversa sobre os caminhos do Estúdio Triciclo


A palestra do dia 30/10 foi apresentada por Ítalo Diniz e Luciano Ferreira, ambos responsáveis pelo Estúdio Triciclo, localizado no bairro Santo Antônio. No encontro, eles falaram sobre suas trajetórias individuais como designers e sobre as origens do estúdio. Por fim, apresentaram alguns projetos de identidade visual desenvolvidos por eles, antes de abrirem espaço para perguntas dos alunos.

5 comentários:

D. disse...

Na palestra ministrada por Ítalo Dinis e Luciano Ferreira, criadores do Estúdio Triciclo, podemos conhecer mais um exemplo do bom design. Juntos a pouco mais de um ano, construíram um modo de fazer design inspirados numa metodologia independente e criativa, já possuindo assim em seu currículo projetos significativos e que deram uma visibilidade ainda maior a um estúdio tão jovem.
Com os exemplos de seus trabalhos e com o pouco tempo de existência da empresa, os responsáveis pelo Estúdio conseguiram passar para mim, assim como para o resto da turma, uma boa respectiva de como novos escritórios de design podem surgir e se destacar saindo da mesmice através de um bom e coerente trabalho.
Com uma conversa descontraída e repleta de narrações sobre suas experiências profissionais Ítalo e Luciano nos deram mais uma referência para o nosso repertório de bons exemplos a se seguir.

Dircelan Souza (DG - Manhã)

Lola disse...

Ouvir relatos de como nasceram e se desenvolveram estúdios design até se tornarem o que são hoje é sempre uma experiência engrandecedora, mas muitas vezes o fato dessas histórias serem quase sempre contadas por estúdios consolidados de longa data faz parecer distante a possibilidade de criarmos nossos próprios estúdios. A palestra dos meninos da triciclo foi importantíssima nesse aspecto, pois nos mostrou pessoas não muito distantes da nossa realidade (recém formados) que, com esforço em conjunto, foram capazes de alcançar bons resultados e crescerem no mercado com tão pouco tempo de estúdio.
As histórias das dificuldades passadas e também os casos de sorte, nos fizeram ver mais claramente o processo. Além disso pontos que foram frizados, tais como "Muitas vezes o cliente não está te pagando por tanto trabalho, mas o resultado vale a pena", ou como a importância de arriscar possibilidades, aceitar projetos interessante mesmo com orçamento baixo no início, analisar falhas no pós projeto (entre outros) também contribuíram significativamente na nossa compreensão do processo.
Por fim, podemos dizer que palestras como a que foi ministrada pelo Estúdio Triciclo são de grande valor não só para a compreensão do processo, mas também no que diz respeito a nos impulsionar positivamente a tomar iniciativas como essa, considerando que passamos a ver essas ações de forma mais próxima e mais possível.

Lola disse...

O comentário acima foi feito por:
Paola Rodrigues
Design Gráfico XIII - manhã

Valquíria Rabelo disse...

Além de tudo o que o pessoal já comentou, gostei da palestra da Triciclo especialmente porque o pessoal abriu o jogo de como é trabalhar em dupla. Como eu trabalho em parcerias, achei as dicas extremamente valiosas.

jEFFERSON c disse...

Medos e questionamentos pairam sobre nossas cabeças quando se chega ao final do curso. Em qual área do Design me posicionar? Como atuar no mercado? Ser freelancer ou empregado? Como cobrar pelo meu trabalho? Ao longo desse semestre tivemos a oportunidade de conhecer, em detalhes, experiências de colegas que estão se saindo muito bem, o que nos dá uma visão otimista e nos encoraja a entrar no mercado de trabalho.
Depoimentos de colegas recém-formados atuando com êxito no mercado acrescentam bastante e nos incentivam a empreender nossos negócios.Nos mostram uma perspectiva otimista e vemos que se pode viver de design se organizando devidamente.
O case do Pet Bom Garoto! apresentado na palestra do coletivo Triciclo nos mostra o quão estimulante e gratificante pode ser realizar um projeto uma vez que o cliente nos dá credibilidade acreditando na proposta de trabalho.

Postar um comentário

 

Seminários DG Copyright © 2013 | Layout por Débora Mello