terça-feira, 29 de outubro de 2013
Gestão de Projetos com a Metodologia TEVEP
O seminário do dia 23/10 foi ministrado por Thaís Gomes e funcionou como um workshop no qual Thaís apresentou aos alunos turmas a metodologia TEVEP, voltada para Gestão de Projetos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
A palestrante Thaís Gomes apresentou, na última quarta-feira, a metodologia de planejamento TEvEP. Considerando variáveis como tempo, evento, espaço e pessoas, o TEvEP facilita a organização das informações necessárias para a realização de uma atividade. O método é bem simples, na medida em que não é estruturado sobre jargões técnicos, ao contrário de muitas ferramentas de planejamento em marketing, por exemplo. Ao mesmo tempo, parece ser adaptável a situações complexas. Interessante observar que pode-se tomar como "evento" desde pequenas metas pessoais a grandes empreendimentos corporativos.
Para o design, acredito que a metodologia pode ser aplicada especialmente para o gerenciamento de projetos. Escritórios ou mesmo profissionais autônomos costumam trabalhar com vários clientes simultaneamente. É essencial, portanto, pensar na gestão de recursos a fim de otimizar os processos e atender às expectativas. Considerar o antes, o durante e o depois de um "evento", além de avaliar a complexidade e a relevância de cada item, são maneiras de sistematizar as etapas e definir uma escala de prioridades.
Como a turma da noite compareceu em sua maioria á palestra, não vou comentar muito sobre a mesma, mas o tema é sempre muito bem vindo: Organização. Palavra chave para qualquer profissional independente da área de atuação, e coisa que a maioria de nós ainda não domina muito bem... É neste momento que podem vir a calhar estratégias diversas como o TEVEP, que auxiliem á sistematizar pensamentos e anseios, canalizando-os em ações efetivas. Cada indivíduo vai apresentar necessidades diferentes, que irão requerer metodologias diferentes: para alguns, metodologias mais detalhadas como o TEVEP parecerão ideais, para outros nem tanto. Numa época em que cada vez mais gadgets que, além de estarem em período quase integral em nossos bolsos (sendo por vezes mais confortáveis e multi-utilitários de se carregar do que a velha agenda), oferecem múltiplas alternativas de apps organizacionais, algumas alternativas se sobressaem: para quem (assim que nem eu...), ás vezes tem dificuldades em simplesmente começar a se organizar, UNSTUCK é um aplicativo fantástico, que analiza os dados fornecidos e indica os pontos fracos das ações, fornecendo ferramentas para correção das mesmas e organização e planejamento das ações corretivas ou futuras. Pode ser utilizado tanto individualmente como para atividades que envolvam grupos. Segue o link: http://www.unstuck.com/
Para usuários de Android, o "cavalo de batalha" Evernote pode ser interessante, ajudando a manter atualizadas todas as informações em todos os dispositivos utilizados. Link: http://evernote.com/intl/pt-br/evernote/guide/android/#3
FÁBIO LOPES DG NOITE
A metodologia apresentada pela palestrante Thaís Gomes na aula do dia 23/10 foi de extrema importância para a turma. Em um momento de conclusão de curso e com a maioria dos alunos desenvolvendo seus TCCs, todos acharam muito produtivo a forma de organizar uma tarefa como ela propôs.
Dividido em sete fundamentos, entre eles utilidade, inerências, expectativas, inovações, logística, etc; a metodologia auxilia na organização das funções, enquanto pensamos na tarefa como uma rede de pequenos afazeres. Desta forma, nos foi proposto utilizá-la para organizar e dinamizar as apresentações do trabalho de conclusão de curso, o que a turma se propôs a fazer com muito entusiasmo. O método ainda abrange outros pontos como Método, Meio Ambiente, Medida, Mão de Obra, Máquina e Material; característica que reitera a complexidade e abrangência da ferramenta.
Para maiores informações, o site da HomoSapiens - Escola de planejamento é: http://www.tevep.net/
Postar um comentário