segunda-feira, 2 de setembro de 2013


Se faz sentir, faz sentido – design, educação e inovação.

Das histórias pessoais dos sócios da IWE até a formação de uma empresa focada em inovação para a educação. Mais que uma palestra, uma conversa para refletirmos sobre o significado em processos de aprendizado e como podemos transformar o mundo com a nossa profissão. E pensar, no meio disso tudo, como o design pode ser uma ferramenta mais do que útil para essa jornada de descoberta. 

Palestrantes


IWE: Inovação social para transformar a educação

Leo Duarte é um agente de mudança global, é guardião de movimentos e iniciativas para transformar o mundo em um lugar melhor: Oasis, Imagina na Copa, CHOICE, TEDxBeloHorizonte, Team Academy e Global Changemakers. É consultor na área de educação informal, empoderamento de jovens e mobilização comunitária. É co-fundador da IWE, empresa de inovação social para a educação e folião carnavalesco.

Sabrina Piancastelli, pelo mundo a fora já foi salva vidas, garçonete e camareira. Conheceu vários cantos desse planeta para descobrir que, de alma, é uma empreendedora social. Agora, formada como designer, se dedica a sentir, conectar e transformar realidades de educação. Sorriso na cara e brilho no olho para descobrir o que há de novo por aí :)

Gustavo Costa, da publicidade, à fotografia e ao cinema, aprendeu que o importante é descobrir um mundo novo a cada dia. Como a única constante na vida é o movimento, acredita que é preciso reinventar e criar a cada instante. Faz do seu trabalho a sua paixão de transformar a educação no mundo, buscando sempre observar as coisas com novos olhares.

Gabriel Oliveira, uma nuvem de pensamentos que fala, ou desenha, quando chove. Trocando as palavras, um pensador visual que ama surfar por redes de informações, gerar e conectar ideias. Às vezes essas novas conexões se transformam em coisas e às vezes em não-coisas: marcas, serviços, textos, estratégias… Formou-se em design gráfico e agora vive para transformar o modo como o mundo vê educação, e nas horas vagas tocar violão.

Contatos:

facebook.com/iwelab
ola@iwelab.com.br

Bibliografia sugerida:


Filmes

  • Quem se Importa | Dir.: Mara Mourão
  • The Creative Brai: How Insight Works | BBC Horizon


Livros

  • This is Service Design Thinking: Basics, Tools, Cases | Marc Stickdorn
  • Porquê | Simon Sinek
  • Em busca de sentido | Viktor Frankl
  • HCD - Human Centered Design | IDEO
  • Business Model Generation | Alexander Osterwalder e Yves Pigneur
  • Design Thinking for Educators – toolkit | IDEO
  • Gamestorming: a playbook for innovators, rulebrakers and changemakers | James Macanufo
  • O sonho brasileiro | Relatório Box 1824
  • Future Work Skills 2020 | Relatório Institute for the future
  • SOLE: How to bring Self-Organized Learning Enviroments for your community | Sugata Mitra

7 comentários:

Unknown disse...

A apresentação foi bastante dinâmica e com uma temática bastante pertinente. Com relação ao empreendimento, achei bastante interessante, primeiramente, porque o design de serviços tem sido um campo bastante promissor na atualidade. E em segundo lugar, porque a iniciativa partiu também de pessoas que estiveram sentadas nas mesmas cadeiras em que estamos hoje. Isso mostra que empreendimento inovadores que partem do design não são coisas tão distantes.

Apesar da educação não ser um segmento novo a ser revisto, a iniciativa tem seu diferencial metodológico que o segmento comumente não possui. Projetar educação pode não ser o projeto mais facil, mas com certeza gera resultados não apenas econômicos, mas para as sociedades. Parabéns pela iniciativa.

Unknown disse...

A IWE apresentou durante a palestra pontos bastante pertinentes sobre o nosso “Eu” e, através de suas histórias, mostraram o quanto é importante conhecermos quem realmente somos, o que realmente queremos. Saber o porquê de estarmos fazendo algo é fundamental para alcançar um resultado positivo, não só no ambiente acadêmico ou na vida profissional, mas em tudo que você for fazer ao longo da vida.
Como disse Simon Sinek em sua palestra no TED: “A receita para o sucesso é ser dirigido por um ideal, por um propósito, por uma causa. É não estar em busca do resultado, mas em busca de um sonho.”
E foi durante a palestra da IWE que as palavras do Sinek fizeram sentido. Eles mostraram que o sucesso do trabalho deles não vieram da busca de resultados e sim do sonhos de cada um dos sócios. Mostraram também, que através do design de serviços podemos “descobrir um jeito novo de fazer as coisas”, você só precisa descobrir o que realmente faz sentido para você, como o próprio nome da palestra diz: “Se faz sentir, faz sentido!”
Taiana Amorim – Design Gráfico (Noite)

Unknown disse...

"A palestra da equipe IWE foi extremamente interessante. Centrada na explicação sobre o funcionamento da empresa, foi narrado todo o processo de formação e de trabalho da equipe, com exemplos de cases. O que me atraiu interesse foi o objeto de trabalho: o ensino. Semanas atrás tivemos uma aula, em Teoria do Design, cujo foco era a pergunta: "o que é design?" e essa palestra me fez pensar mais sobre isso. Ao vê-los decreverem o processo envolvendo a prática do ensino e como eles atribuíam suas metodologias para desenvolver soluções para as questões levantadas fiquei me questionando sobre a abrangência da profissão do designer. Impressionado com o trabalho da equipe, achei interessante o modo como pensavam os processos e os envolvidos, afim de criarem uma solução consistente. Dessa forma, fiquei inspirado para pensar também em outros usos do design e do meu design, para projetos futuros.

Brenner Guerra (DGN)

Unknown disse...

A palestra do pessoal da IWE mostrou um lado do design que ainda é novo pra gente, o design que não está tão ligado à criação ou a um produto final, mas sim ao processo do design. Eles relembraram que existem outras áreas além da criação para os designers.

O que mais chamou a minha atenção foi o campo que eles escolheram para aplicar o design. Achei extremamente interessante eles terem escolhido a educação, pois é uma área tão problemática no Brasil. Mas como eles mesmo disseram, você não precisa esperar que algo maior resolva todos os seus problemas, a mudança pode começar de dentro pra fora.

Em resumo achei a palestra inspiradora, por que, além de deixar alguns questionamentos mostrou que o design tem potencial para mudar o mundo.

Taynná Pizarro DG- MANHÃ

Ludi~ disse...

A palestra da empresa IWE foi muito interessante em vários pontos diferentes para a turma. O primeiro ponto é o design que eles vendem. Eles não vendem design como um produto pronto e sim como o processo de resolver problemas. Para mim, esse ponto foi automaticamente associado à realidade que a maioria da turma está vivendo: o TCC. Várias vezes nos destacaram que mais importante que o seu produto final no TCC, é evidenciar o processo e a metodologia, o meio pelo qual você chegou na sua resposta. Dessa forma você comprova o que realmente aprendeu.

O segundo ponto inovador é a proposta de se arriscar ao trabalhar com aquilo que você gosta de verdade, o que também é uma realidade da nossa profissão. Por mais que seja confortável ser empregado em uma empresa que te limita a criatividade, o designer não faz a graduação para trabalhar preso e sempre frustrado. A proposta da IWE é interessante porque eles se arriscam mais com uma idéia nova e incerta, porque ainda não foi aplicado e por isso, não deu resultados palpáveis.

O terceiro item, e mais importante é a área em que eles se propõem a trabalhar: A educação. Particularmente, tenho percebido grandes problemas dessa área, a partir da minha própria experiência. Através dos anos de faculdade pude notar uma evolução na minha forma de ver problemas, e pela afinidade na área, a educação sempre foi meu foco. Interessaram-me muito as idéias da IWE nos pontos destacados porque me identifiquei com essa linha de pensamento e fiquei surpresa por existir mais alguém que também pensa assim. Acredito, como já acreditava, que a IWE tem todo o potencial para ser um sucesso.

Ludimila V. Castro - DG - Manhã

Roque, quem sou?! disse...

Houveram dois pontos muito importantes na palestra: perceber que é possível, de verdade, empreender na área do design e perceber que é possível usar o design como forma de modificar o mundo em que vivemos. Durante o período que passamos na academia, a gente acaba ouvindo muito sobre essas possibilidades, e ver esses conceitos aplicados de forma prática na “vida real“ é realmente estimulante.

Existe uma cobrança muito grande, no meio em que frequentamos, para que nossas ideias e projetos sejam inovadores e diferenciados. Porém, claramente uma grande parte dos projetos que pregam inovação acabam caminhando em sentidos muito parecidos. O que deve significar que esses projetos não são tão inovadores assim.

Perceber que ações como essa, que mesclam ideias e atitudes em prol de um ideal maior, existem, é uma lufada de frescor e esperança, tanto em um mundo melhor quanto em um mercado que valorize o que é, de fato, inovador.

ANTONIO ROQUE - DGN

Unknown disse...

A palestra foi ampla e abordou vários títulos. Preciosidades que só se tem conhecimento com a experiência foram abordadas sem preconceitos e de forma clara e sucinta. No que tange em abrir uma empresa de Design foram dados vários exemplos de outras empresas existentes no mercado: como surgiram e como os Designers conseguiram se estabelecer. Foram abordados pontos essenciais de uma empresa: Abertura, número de sócios, registro, endereços, notas fiscais, estimativa de lucro, clientes que são importantes como merchandising, diferenciais de proposta de preços e valores de projetos de acordo com diferentes estados. Também foi abordada a necessidade de uma conversa num ambiente informal de acordo com o perfil do cliente, pois para captação de cliente é necessário antes de tudo uma boa dose de empatia e confiança.
Outro quesito importante ressaltado foi a satisfação em executar um determinado projeto. Foi despertador porque demonstrou o quanto um profissional pode se superar ao trabalhar com o que lhe dá prazer e ter isso como uma recompensa mais que financeira (uma verdadeira satisfação da alma).
Glória de Oliveira DG Manhã

Postar um comentário

 

Seminários DG Copyright © 2013 | Layout por Débora Mello