quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Notus Design



Um bate-papo com Ulisses da Notus Design sobre a trajetória de sua empresa, design autoral e industrial.

4 comentários:

Unknown disse...

A palestra do designer Ulisses Neuenschwander da Notus, levantou questões sobre o design industrial e o design autoral e a trajetória da sua empresa. Foi estimulante observar que ao buscarem novas possibilidades de trabalho, tiveram sucesso.

Ulisses e seus sócios tiveram a oportunidade de ter o apoio da Incubadora no início da empresa e o reconhecimento da indústria através da participação em diversos concursos e prêmios. Fatos que contribuíram para construção de uma rede de contatos que possibilitou trabalharem para diversos públicos, focando sempre na melhor experiência ao usuário, independente do custo. É essa consciência que torna os projetos da Notus incríveis, seja para produção em alta escala, gerando retorno para as empresas, ou com a produção autoral.

No entanto, ainda não está consolidada a diferença entre o design autoral e o industrial para o mercado, pois o autoral é comumente visto como exclusivo, não sendo bem visto para a produção com maior escala. Por isso os sócios da empresa resolveram delimitar o espaço do design autoral e do industrial criando a Notus Studio, marca que representa a linha própria de produtos que tem o foco em criar um design de sentir e a Notus design, focada nos serviços de design a indústrias e empresas que buscam o resultado. Dessa maneira, a empresa tem a possibilidade de trabalhar de forma autoral, que é um mercado a ser explorado, sem entrar em conflito com o design industrial.

A palestra foi ótima para esclarecer que existe mercado para as duas áreas, mas é essencial ficar atento às oportunidades para empreender, pois para esse profissional atento, não faltará oportunidades.

Luciana Helena Pereira Cardoso |DG|Manhã

brunaricaldoni disse...

A palestras da Notus Design foi muito interessante para ver a trajetória da empresa e as soluções utilizadas para contornar os obstáculos. Ao fim da faculdade, muitas vezes ficamos inseguros em relação ao futuro e nos deparamos com várias questões que tiram o nosso sono. O que fazer? Para onde ir? Criar uma empresa? Trabalhar em uma? Continuar com os estudos? Como ganhar dinheiro?

Independente do caminho a ser seguido, o Ulisses nos mostrou algo importantíssimo: é fundamental divulgar o seu trabalho e participar de concursos é sempre uma boa opção. A divulgação na internet também é fundamental, uma vez que nela não há fronteiras.

Outro aspecto de grande relevância abordado na palestra foi a estratégia utilizada pela empresa ao criar o Studio Notus para focar no design autoral, enquanto a Notus Design é focada no design industrial. O ramo industrial é guiado pelo mercado, que assim como o design, é um campo poroso, que vive em constante transformações, é inacabado. E isso faz com que as demandas de trabalho mudem sempre, exigindo novas especializações, foco, exploração de outras áreas, enfim, que a empresa ou o profissional vivam em um constante aprendizado e se adaptem à essas transformações.

De acordo com Abraham Moles os objetos são portadores de valores e signos da vida cotidiana, logo cabe ao designer mediar a atitude criativa com processo de construção simbólica do mundo. Essa construção simbólica pode ser bem explorada com o design autoral, uma vez que é mais aberto e sem muitas restrições. Nessa vertente, o design pode ser focado no aspecto mais conceitual, pode incorporar mais o aspecto cultural, além de ser repleto de signos e símbolos.

Bruna Ricaldoni de Albuquerque - DG - Manhã

Unknown disse...

A apresentação de Ulisses Neuenschwande a respeito de seu escritório, Notus Design, trouxe aos espectadores aspectos importantes no que tange a atividade de design com foco em produto, como a relevância de participação em exposições, concursos e publicações internacionais com as criações desenvolvidas por sua empresa aumentando desta forma a sua visibilidade mercadológica. Ora com trabalhos produzidos para um cliente com um foco de larga escala e viés mais industrial, ora com trabalhos desenvolvidos de forma mais autoral e com escala de produção reduzida. O escritório fundado em 2008 na Incubadora de Negócios de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais, com o curto espaço de apenas dois anos, passou por uma reestruturação devido à necessidade real de atendimento a um novo nicho de mercado que não o mero atendimento de demandas provenientes por parte dos clientes empresários. Desta forma em 2010 a Notus passa a ter a sua própria linha de produtos autorais e co-autorais onde pontuam a importância do questionamento e interação do usuário com os produtos desenvolvidos. Este novo alinhamento da empresa faz com que a mesma também altere a sua identidade visual, Notus Design para produções e demandas mais mercadológicas e Notus Studio onde é possível ver produções autorais com desenvolvimento e “etiquetas” do próprio escritório. Desta forma o designer com poucos anos de mercado mostra a possibilidade plural de um escritório de design que atende ao mercado e ao mesmo tempo dá subsídios e possibilidades a um trabalho mais criativo e autoral.

Heider Reis - Design Gráfico - Manhã

Gustavo fernandes disse...

A apresentação do Ulisses Neuenschwande mostrando o seu escritório Notus Design foi importante para mostrar as possibilidades que podemos encontrar dentro da própria Escola de Design. Na palestra ele mostrou um pouco da trajetória da empresa, que começou na Incubadora da ED, com o objetivo de arriscar e experimentar, e através e concursos, divulgação pela internet, foram conquistando clientes grandes e foram crescendo cada vez mais, em níveis nacionais e internacionais.
Ulisses mostrou também projetos autorais desenvolvidos pelo Studio Notus, já que a Notus Design tem foco no industrial, o Studio Notus desenvolve peças autorais, que podem a vir ser fabricadas em grande escala por alguma outra empresa.

Vejo que a palestra foi importante para nos mostrar que no mercado existem chances para os profissionais e que se arriscam, que "dão a cara a tapa", pois independente do caminho que você vai seguir, o importante é você ter dedicação, esforço e trabalhar duro, para desenvolver projetos interessantes e conquistar o reconhecimento de grandes empresas e de consumidores.

Gustavo Fernandes | Design Gráfico | Manhã

Postar um comentário

 

Seminários DG Copyright © 2013 | Layout por Débora Mello