domingo, 21 de outubro de 2012

CoolHow


Um bate-papo com Sergio Souto e Tiago Belotte sobre como tornar BH a cidade mais cool do mundo!

6 comentários:

Mauricio Faria disse...

O designer e ex-aluno da ED-UEMG Tiago Belote e o publicitário Sérgio Souto prestigiaram a turma com a apresentação de sua agência CoolHow, que trabalha com geração de conteúdos específicos para empresas e ramos específicos e tem por missão tornar Belo Horizonte a cidade mais cool do mundo.

Com parceria e inspirados no TEDx, plataforma e filosofia de compartilhamento de ideias e conhecimento e busca de soluções interativas, com base na sintonia entre pessoas afins, Tiago e Sérgio promoveram encontros, palestras e workshops. Promoveram em Belo Horizonte um evento sobre design thinking, voltado para qualquer pessoa interessada em conhecer este pensamento, independentemente da formação acadêmica, o que foi um sucesso.

A aula deu bastante ênfase à questão da curadoria, seleção de conteúdo e oportunidade de trabalho nesta área, que para melhor qualidade da coleta de dados exige a atuação criteriosa de uma pessoa preparada. Esta necessidade existe pela incapacidade dos sistemas de busca e seleção de conteúdo digitais darem conta de perceber nuances contidas em fontes de informação aparentemente irrelevantes.

Alguns clientes da CoolHow a contrataram especificamente para a seleção de conteúdos específicos, auxiliando e agilizando executivos na geração de alternativas e desenvolvimento de novas ideias e produtos.

De maneira geral o tema abordado foi o potencial da cooperação e difusão do conhecimento com base em relacionamentos entre indivíduos com interesses semelhantes, dispostos a compartilhar suas ideias e a aprender.

Mauricio Faria disse...

Completando o post, a importância da iniciativa de começar fazer mesmo sem saber, o aprender fazendo e fazer coletivo. O ser humano por origem não tinha regras, que vão sendo criadas no decorrer da história. A a iniciativa de aprender fazendo estimula a inovação e geração de soluções novas e criativas.

Grupo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Grupo disse...

Belo Horizonte, embora seja uma das principais capitais do país, ainda tem grandes traços de tradicionalidade e conservadorismo. Em alguns momentos isso faz com que a cidade não se posicione como uma das principais do país. É exatamente essa mentalidade que a CoolHow pretende transformar, tendo como base o coolhunting, ou seja, a prática de observar o que acontece, o que aconteceu, o que irá acontecer, e com isso captar ideias que virarão tendências.

A cidade tem um público que busca e faz essa mudança. A CoolHow existe para incentivar esse público e atrair novos, com palestras, cursos e eventos com esses objetivos. A ideia é que a partir dessas iniciativas, Belo Horizonte consiga se posicionar como um lugar onde a inovação e a criatividade sejam uma constante.

PEDRO FERNANDES
DG-M

Unknown disse...

Nesta quinta-feira, recebemos a dupla fundadora da empresa CoolHow - Sergio Souto e Tiago Belotte para um bate-papo sobre o que diz respeito a proposta de transformar BH na cidade mais cool do mundo!

A conversa foi super proveitosa e trouxe a discussão de assuntos muito atuais. O mais interessante foi sobre um dos serviços que a empresa oferece de curadoria de conteúdo. Com a falta de tempo constante, o excesso de informações e a falta de uma hierarquia destas na Internet – nossa principal fonte de informações – torna-se difícil selecionarmos um conteúdo de relevância e com fontes seguras para nos manter informados. A CoolHow, então, presta um serviço de coolhunting – investiga as principais tendências do mundo e no Brasil, especialmente o que diz respeito a inovação, criatividade, comportamento, educação e tecnologia. Aproveitando tudo isso também para instigar as pessoas a movimentar ações culturais para a cena de BH.

Outros dois pontos que foram particularmente interessantes foram sobre o compartilhamento de idéias e sobre o "learning by doing". Para os empresários, uma grande idéia deve ser divulgada para ser ainda mais replicada e pulverizada. Mais do que isso, se você tem um projeto: arrisque-se a implantá-lo, aprenda com os erros – ninguém nasce sabendo – mas saiba sempre o propósito de suas ações!

Michele Andrade DG-M

- disse...

O bate-papo com Sergio Souto e Tiago Belotte nos trouxe vários pensamentos.

Eles nos contaram como chegaram onde estão hoje. Depois de perceberem que em BH não existia nada relacionado ao Cool Hunting, iniciaram com a vinda de um curso dessa temática para a cidade. Abandonando seus respectivos empregos, se entregaram a um novo projeto que mudasse a cara de suas cidades. Queriam parar de reclamar e agir, transformar o lugar em que moram e fazer dela o que acreditam ser ideal.

Com o decorrer do desenvolvimento dos cursos, a dupla percebeu que estavam começando a despertar a atenção na cidade. O TEDx e o Global Service Jam se tornaram realidade em BH graças essa percepcão.

"Aprender fazendo", foi assim que a dupla se desenvolveu. Cursos, palestras e workshops nunca tinham sido produzido por eles, mas enfrentando e arriscando eles iniciaram uma carreira.

Eles não queriam se tornar uma empresa de eventos, porém precisavam fazer isso para adquirir renome, confiança e credibilidade. Chegaram a pensar em fazer parceria com grandes empresas, porém mais tarde concluíram que o ideal seria se juntar com os iniciantes. Assim, eles cresceriam juntos e chegariam mais perto do que realmente acreditam.

O CoolHow é considerado um laboratório responsável por fazer coisas diferentes, tanto é que por isso eles não executam o mesmo projeto várias vezes. Uma dica é iniciar os projetos em "beta", experimentando e vendo como está sendo a resposta. A internet serve como um facilitador desse nível beta.

Eles acreditam que quanto mais pessoas estiverem dispostas a fazer algo novo, diferente, a cidade se transforma, por isso estão sempre abertos a trocar idéia e apoiar novos projetos. Eles acreditam em Belo Horizonte porque conseguiram traçar uma característica marcante na cidade, as pessoas estão sempre dispostas a experimentar. Novos estabelecimentos estão sempre cheio assim que são inaugurados. Outro fato é a quantidade de criativos na cidade. Com 2 anos de experiência, eles afirmam com certeza que BH está ativa, que novos eventos, estabelecimentos e projetos estão ocorrendo todo o tempo.


Vitor Quinet . DG/N.

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