sábado, 27 de outubro de 2012

Coolhunting – a minha busca pelo que é cool (ou não).



Um termo tão falado ultimamente, mas ainda surgem algumas dúvidas a seu respeito. Afinal, o que é o coolhunting? Onde surgiu? Como ser um coolhunter? Quem são os coolhunters? Uma visão pessoal do mundo do coolhunting. 

Marina Montenegro, formada em design de ambientes pela UEMG, fez o curso de verão em Coolhunting na IED Barcelona, trabalha como trend scout da empresa alemã TrendOne.
email: marinnamontenegro@gmail.com
site: marinamontenegro.tumblr.com











Referências:
99u.com
boingboing.net
bigthink.com
www.booooooom.com
www.notcot.org
www.springwise.com
www.trendpool.com
coolhunting.com
thecoolhunter.net


7 comentários:

Unknown disse...

Muito tem se ouvido falar sobre coolhunting atualmente, no entanto pouco se sabe sobres os deveres e as reais atividades de um coolhunter e como estas atividades impactam em nossas vidas.

Nestes aspectos a palestra da Marina Montenegro se fez deveras esclarecedora, nos apresentando alguns dos principais termos e técnicas utilizados e trazendo para nos alguns aspectos interessantes sobre coolhunting, sua importância na economia, principalmente no que diz respeito ao lançamento de novos produtos, campanhas publicitárias, ações de marketing, e no entendimento da sociedade como um todo.

Utilizando se das mais diversas técnicas de pesquisas virtuais e em loco, o coolhunter analisa diversas áreas da sociedade, suas ações, escolhas e tendências, e todas as relações entre elas, na tentativa de entender o que se chama de zeitgeist, ou espírito do tempo, criando perfis extremamente detalhados da sociedade de um determinado local, em uma determinada época, estes perfis, resultado de uma detalhada pesquisa são os “produtos” oferecidos pelo coolhunter.

Estes perfis tem se tornado cada vez mais uma ferramenta de mercado poderosa, para que as empresas que investem em coolhunting conheçam melhor seus consumidores e usuários e estejam sempre um passo a frente de seus concorrentes.

João Victor de Oliveira Rodrigues DG/N

T disse...

Nos dias de hoje é assustador como o nível de competitividade entre grandes empresas do mesmo ramo se mantêm nivelado. É por esses e outros motivos que a cada momento as grandes marcas estão buscando inovar em seus produtos e serviços.
Para tais inovações serem referência e ganhar o mercado, é necessário antes uma profunda pesquisa a procura de novas tendências. Basicamente esse é o papel do profissional de coolhunting. Na palestra da Marina Montenegro tivemos uma visão mais ampla dessa área, ela nos apresentou diversos termos e técnicas que são utilizadas pelo cool-hunter. Dois fatos muito interessantes são como as empresas de coolhuting trabalham, com funcionários espelhados em vários pontos do mundo pesquisando o que pode virar febre no mercado e a velocidade com que a informação deve ser repassada, fato que exige muito conhecimento prévio e senso de observação.
Também nos esclareceu sobre sobre as pesquisas que são feitas na sociedade, a busca por comportamento, estilo de vida, o consumo, manifestações culturais, tudo isso se torna um produto de grande valor para as marcas que desejam melhorar a cada dia tanto em relação as vendas como na ampliação de novos mercados.

Tiago Fernandes da Silva DG/Noite

Filipe Marconi disse...

Confesso que coolhunting não é o que desejo fazer no futuro, mas a palestra da Marina Montenegro foi bastante esclarecedora e abriu meus olhos para um campo, que com certeza, é útil para qualquer empreendedor ou profissional da área do design. Estar atento a tendências é de fato importantissimo para gerar inovação. Identificar padrões de comportamento e mudanças de atitude é indispensável para identificar o espirito do tempo em que vivemos e se aproximar da real necessidade das pessoas. Saber identificar uma micro tendência quando se está na frente de uma é essencial para gerar idéias inovadoras.

FILIPE MARCONI DE LIMA BARROSO
DG - NOITE

Anônimo disse...

Particularmente ouvia-se pouco a falar sobre o coolhunting, ao menos não por esse termo. Sempre falamos em coleta de dados ou pesquisar concorrentes... mas a palestra da Marina Montenegro nos mostrou mais claramente o que um coolhunters faz. Nascendo da expressão cool, podemos dizer que não é somente a busca pelo que é “legal”, acredito que pode se dar importância para dentro de algo que não é tão bom, mas que pode ser uma pequena parcela rentável no meio mercadológico.

O que o profissional da área ganha além de uma intuição natural como consequência do tempo trabalhado e também a quebra de preconceitos para possibilitar pesquisas em várias áreas do mercado o que engrandece o intelecto .

Na minha opinião é uma importante atuação, por captarem comportamentos, o que é essencial para a venda de tal produto. As empresas não sobrevivem sem esse respaldo para que possa entender o que seu cliente necessita.

Diego Abreu Silva - DG8 / Noite

Pri disse...

Não se ouvido falar sobre coolhunting e pouco se sabe sobres as atividades de um coolhunter e como estas atividades impactam em nossas vidas.

A palestra da Marina Montenegro se fez deveras esclarecedora, nos apresentando alguns dos principais termos e técnicas utilizados e trazendo para nos alguns aspectos interessantes sobre coolhunting, sua importância na economia.

E confesso que coolhunting não é o que faria no futuro, mas a palestra foi bastante esclarecedora. É um campo bastante útil para qualquer empreendedor ou profissional da área do design.

Identificar padrões de comportamento e mudanças de atitude, o espaço e tempo em que vivemos e se aproximar da real necessidade das pessoas, é coolhunting.

Priscila de Toledo / DG Noite

Leo disse...

Em áreas onde a inovação é imprescindível a atuação do coolhunter é de grande importância. Sair na frente do concorrente apresentando soluções que tenham relevância perante ao público que se deseja atingir não apenas cria diferenciação como também fideliza o consumidor, criando-se um ciclo de consumo interessantísimo para a empresa.

E para muitos dos empreendedores que utilizam os serviços do coolhunter o maior diferencial é ser o número 1 ou ser o primeiro a lançar algo, pois assim sempre será lembrado por aquilo e copiado pelas outras empresas.

Com a palestra pude compreender melhor o universo desse profissional que se mostra de extrema utilidade para empresas que necessitam de inovar e gerar diferenciação constantemente.

Leonardo Lopes Braga DG/N

Seminarios DG disse...

O mundo avança cada vez mais rápido e hoje em dia não apenas pessoas, mas também empresas e corporações têm de estar “antenadas”.
O marketing inova e avança para acompanhar a velocidade cada vez maior das tendências e para muitas vezes antecipá-las.
E quando a ordem é antecipar, o coolhunting surge como mais uma ferramenta de apoio à inovação. Sua metodologia difere de tradicionais pesquisas de mercado, como afirma Marina Montenegro.
Na palestra tivemos uma ampla visão dessa área, ela nos apresentou técnicas que são utilizadas pelo cool-hunter,
também conhecidos como caçadores de tendência, são os especialistas treinados em prever em que o consumidor estará interessado no futuro e as tendências que se consolidarão no mercado,
ajudando seus clientes a preparar campanhas publicitárias e elaborar produtos que atendam aos desejos de seu público alvo.

Gizelle Srbek

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