quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Fotografia: o cenário do novo mercado da imagem


Nesta palestra, conversaremos sobre o atual momento da produção de imagens, em particular no campo da fotografia, contando um pouco do percurso profissional. Abordaremos alguns dos modelos adotados pelos atuantes na área, bem como os panoramas e as potencialidades comerciais desta arte, considerando as principais áreas em expansão percebidas no mercado.

Leonardo Cabral - formado em Design pela Universidade FUMEC e especializando em Docência, lida com a fotografia desde a década de 90 e atua comercialmente há seis anos, já tendo passado por diversas experiencias e diferentes tipos de clientes. Atualmente concentra suas atividades na fotografia social, registrando encontros de todo tipo. Também ministra workshops de fotografia e trabalhos autorais esporádicos.

www.leocabral.netcontato@leocabral.netfacebook.com/cabralmaster

7 comentários:

Unknown disse...

Fotografar é querer eternizar o instante. E esse desejo vem do fundo da alma do artista que busca incessantemente reter num “click” as emoções furtivas, os olhares enigmáticos, os sorrisos e as lágrimas, enfim, os momentos de cada um.
Em sua palestra, Leo Cabral nos mostrou o que vai dentro de sua alma, artista que é, no afã de fazer de seu trabalho uma arte, ou de sua arte o seu trabalho.
Não é fácil ser artista sem suor e sem esforço. Pela sua história, o fotógrafo narrou os caminhos e descaminhos que lhe trouxeram grande experiência. Tudo nessa vida é aprendizado se soubermos interpretar as lições e fazermos o nosso “dever de casa”.
Léo Cabral mostrou grande capacidade perceptiva pelos olhares de sua lente, além de ter ampliado, ao longo dos anos, sua visão do universo da fotografia aplicada ao Design e tecnologia, nos vários campos do mercado de trabalho. E essa experiência ele nos ofertou gentilmente, enumerando uma vasta gama de possibilidades da fotografia artística ou comercial, para os profissionais de design.
Sua fala educada, tranquila e sensível, sem arroubos de vaidade, nos faz perceber um profissional consciente, esforçado e promissor, com um portfólio expressivo que nos serve de estímulo na busca de nossos próprios caminhos.

Unknown disse...

Leonardo Cabral discorreu sobre sua trajetória junto à fotografia. No princípio exercia a atividade de fotografar como um hobby, começou ainda criança. Com a crescente curiosidade foi se aprofundando nas técnicas e estudos. A fotografia sempre esteve presente em sua vida.
No segundo ano de engenharia percebeu que não era exatamente o que buscava e migrou para o curso de design gráfico da Fumec onde se graduou. Durante a graduação mantinha seu relacionamento com a fotografia. Entrou num grupo de estudos especificamente de fotografia, participou de concursos. Tais atividades trouxeram amadurecimento.
Percebeu ao se formar que já estava bastante envolvido com fotografia e resolveu se dedicar com afinco a ela. Iniciou trabalhando no sistema home-office, nesse período capitou alguns clientes de médio porte. Assim seu trabalho ganha visibilidade e a cartela de clientes aumenta. Teve três experiências de trabalhar em escritórios e hoje voltou a trabalhar em casa.
No final de sua fala houve uma enriquecedora discussão a respeito da responsabilidade do oficio e de que maneiras pode se resguardar de ter problemas específicos da área como por exemplo: relacionamento com as pessoas envolvidas na execução de um cerimonial e comportamentos de segurança para não se perder enormes quantidades de dados num projeto.

Vivian Bernardes de Souza – 8 DG – manhã

Elisa Guilherme disse...

A palestra de Leonardo Cabral interessou os alunos logo de início pois a fotografia já é um tema que muitos gostam e alguns já praticam como hobby. Foi mais interessante ainda entender um pouco mais sobre o trabalho na área e conhecer o universo do Leonardo, como ele caminhou ao longos dos anos e conseguiu unir o gosto pessoal pela fotografia como a sua atividade profissional. Particularmente, achei interessante como foi o início da sua trajetória e perceber como a formação em Design permitiu ampliar o seu conhecimento através das lentes, do seu olhar particular e sensibilidade para uma outra plataforma diferente das que um designer está habituado a atuar. O discurso do Leonardo foi esclarecedor em muitos sentidos até porque ele teve várias experiências na área para compartilhar fotografando eventos, trabalhos comerciais, fotografia artística, trabalhando com grandes empresas, em escritórios, com agências de publicidade até se estabelecer como freelancer e ministrando alguns workshops na área. Através do seu portfólio bem estruturado e diversificado juntamente com algumas discussões estabelecidas durante a palestra e a fala didática do convidado, o olhar para a fotografia se expandiu um pouco mais, mostrando uma outra forma de atuação efetiva do designer e também a possibilidade de realizar projetos diferenciados e promissores em parceria com um fotógrafo que já possui a qualidade sensível para realização de um trabalho.

Elisa de Azevedo Guilherme - 8º DG - Noite

Unknown disse...

Leo Cabral é um profissional que se destacou na área da fotografia. Em 1995 Leo começou a fotografar por hobby e com o passar do tempo as fotografias por brincadeira passaram a virar algo mais sério. Consequentemente surgiu a necessidade de aprimorar seus conhecimentos e seus equipamentos. Segundo o palestrante, é importante a preocupação com os equipamentos e acessórios para realização dos trabalhos, uma vez que muitos clientes dão valor para estes materiais como show off. Mesmo ao se graduar em design gráfico, Leo Cabral refletiu por um tempo a área onde iria focar seus esforços e em como iria atuar.

Muito mais do que uma palestra sobre a profissão fotografia, Leo ensinou aos palestritas todas as complicações e preocupações necessárias em relação ao mercado de diversas áreas. Entrar no mercado é apenas uma etapa, para se manter é preciso se preocupar com os estudos e atualizações existente na área. Mesmo trabalhando a quase dez anos neste ramo, Leo continua fazendo cursos, workshops e se assistindo seminários para se manter atualizado. Há decisões inclusive em relação à trabalhar em estúdio ou não e nas formas de abordar um cliente.

Ao encerrar sua palestra, Leo comentou sobre os imprevistos que sempre podem ocorrer. Defeito nos equipamentos, implicações com o transito, momentos certos para se capturar uma imagem. Seja na fotografia ou em qualquer outra área é preciso estar preparado para o que vier e ter a responsabilidade de se preocupar com tudo isso. Ter equipamentos reservas, trancar um carro com defeito e pegar um taxi para cumprir o trabalho e chegar sempre adiantado em todos os eventos.

Eliane Aparecida disse...

Palestra que foi ministrada no dia 10/10/2013 por Leonardo Cabral foi além de um mero discurso sobre fotografia, foi um enredo de uma trajetória particular e interessante na busca de um sonho. Teve um cuidado especial em mostrar sua evolução e seus erros a cada ano numa narrativa tranquila e que despertou interesse dos ouvintes. Leonardo optou por ir em busca do que gostava de fazer, que era fotografar e fez disso um meio de realização profissional. Seu inicio com blogs e concursos possibilitou a inserção nesse meio e deu visibilidade para novas áreas da fotografia. Mostrou a importância em se atualizar não só em termos de equipamento mas também em técnicas, pois só o poder de compra de um equipamento bom não te torna um bom profissional. Uma fala muito importante dele foi “ Captar a essência do cliente – personalizar o atendimento” acho que sem dúvida essa é uma frase de ouro quando se pensa num mercado tão competitivo e cheio de oportunidades, quem consegue chegar a alma do cliente sem ser invasivo mas com intenção de um bom serviço merece todo o sucesso. Uma palestra rápida em relação as outras, mas sem duvida sensata e exata, na medida certa, tanto em questões de esclarecimento, quando na idéia de despertar um interesse no ouvinte de pesquisa futura no assunto.
Eliane Aparecida de Jesus Soares . DGManha

Unknown disse...

Em sua palestra, Leonardo Cabral utilizou a sua própria história para nos mostrar um pouco sobre sua trajetória no ambiente da fotografia. É interessante perceber como algo que era apenas um hobbie transformou-se em uma paixão e mais futuramente em seu trabalho como profissional.

Ao depor sobre o seu próprio caminhar na fotografia foram falados alguns pontos importantes, como por exemplo, a evolução da fotografia nos últimos anos. Leonardo comentou sobre a sua passagem da fotografia analógica para a digital e como isso impactou no mercado. Outro ponto interessante comentado foi à necessidade de se adquirir equipamentos melhores e de maior tecnologia no decorrer de sua profissionalização.

Por fim, a palestra trouxe uma abordagem de pensamento que vai além do ato de fotografar, a questão ética e profissional de quem trabalha com algo que envolve o direito de imagem. Uma conversa foi realizada entre os ouvintes e o palestrante para ampliar o conhecimento sobre os direitos e deveres de pessoas que trabalham com imagem, e até mesmo quais devem ser suas preocupações ao venderem suas fotografias ou utilizarem fotografias de terceiros.

Yuri Pereira Pessa - 8º DG - Manhã

Jordana disse...

A palestra do Leonardo foi uma das mais interessantes proporcionadas pela disciplina , na minha opinião, até agora. Foi interessante ver como a formação como designer influenciou e direcionou a carreira de fotógrafo de encontros e eventos, e a sensibilidade natural que um designer deve desenvolver se somou à sensibilidade como fotógrafo, formando um profissional mais completo.
Leonardo nos mostrou sua trajetória, deixando claro que um caminho como o dele se constrói com tempo e esforço, e nos apresentou clientes e momentos especiais da sua carreira, fazendo comentários interessantes sobre os percalços e situações inusitadas que passou.
Em sua palestra também ele explicou bastante sobre questões técnicas da fotografia, como trata e guarda suas fotos, quais programas e câmeras utiliza, além de dar algumas dicas interessantes para que possamos desenvolver um trabalho autoral com masi segurança e facilidade.

Jordana Andrade Neves de Miranda - 8º DGN

Postar um comentário

 

Seminários DG Copyright © 2013 | Layout por Débora Mello