sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Planejamento e Design – Perspectivas além da Criação





A palestra "Planejamento e Design – Perspectivas além da Criação", conta um pouco da trajetória acadêmica e profissional da designer Gabriela Reis e os aprendizados adquiridos ao longo dessa trajetória. Além disso, apresenta as perspectivas de antes e depois de sua entrada no mercado de trabalho, apontando que existem oportunidades para os designers que desejam atuar com planejamento e estratégia.
Ao longo de toda a palestra é discutida a importância dos designers gerirem a sua marca pessoal, estarem em constante buscar por conhecimentos e atentos à ampliação da sua rede de contatos.


Gabriela Reis – Designer formada pela UEMG. Pós-graduanda em Gestão de Marcas e Identidade Corporativa pela PUC-MG. Autora do projeto teórico “Personal Branding: sua marca é você!”. Atualmente trabalha com planejamento e design na SODET (http://sodet.biz/), startup de tecnologia e design ligada ao C.E.S.A.R (Centro de Estudos Avançados do Recife) e que tem como objetivo auxiliar empresas a se tornarem mais sociais por meio do desenvolvimento de ambiente e plataformas colaborativas.
Contato: contato@gabrielareis.com / facebook e twitter: reisgab



Obs.: Estão sendo sugeridas apenas algumas fontes de referência. Em caso de interesse por algum assunto específico, sinta-se a vontade para entrar em contato! contato@gabrielareis.com

Personal Branding: sua Marca é você!

Sites, blogs e grupos

Branding / Marketing
(Grupo de professores, ex-alunos, alunos e interessados no curso de pós-graduação de Gestão de Marcas e Identidade Corporativa da PUC-MG.  Vale muito a pena seguir, pois é compartilhado e discutido muito material sobre o assunto.)

Planejamento,  Estratégia e Mídias Sociais

Design Thinking / Design de Serviços

Startups,  Empreendedorismo e Tecnologia

Cursos, Palestras e Eventos

Tio Flávio Cultural
(Palestras gratuitas sobre assuntos diversos  - design, branding, marketing, gestão de negócios etc. Os eventos são divulgados no perfil do Tio Flávio no Twitter e Facebook.)

Centro Minas Design
Oferecem vários cursos e palestras gratuitos ou a preços simbólicos, em especial o Ciclo de Capacitação para Designers, que vale muito a pena participar.

SEBRAE
Oferecem vários cursos e palestras voltados para a gestão de negócios. Vale a pena estar atento aos temas das palestras da Quarta Gerencial, que acontecem de forma gratuita todas as quartas-feiras.

Livros e Slides

Branding o manual para você criar gerenciar e avaliar marcas
(e-book disponível para download nesse site)

Nation Branding

4 comentários:

Anônimo disse...

Acredito que faz parte da jornada acadêmica de um aluno que entra em uma faculdade encontrar pessoas que lhes sirvam de referência, alguém que trilha um caminho com o qual este aluno se identifica e que já se encontra mais à frente. É parte de um processo que poderia ser chamado uma “legitimação” das suas aspirações, um sentido de que é possível trilhar tal caminho.

O relato da trajetória de Gabriela Reis, acabou por adquirir um pouco deste sentido na minha perspectiva, por me identificar bastante com sua jornada desde sua entrada na Escola de Design até sua formatura.
É instigante observar que pessoas que pretendem atuar em áreas como estratégia, branding e empreendedorismo, que estão ligadas ao design mas não são foco de nossa formação, podem ter sucesso em sua empreitada. Este é um caminho pelo qual tenho um grande interesse.

A fala de Gabriela ainda passa por pontos que identifiquei em minha própria trajetória, como a descoberta das próprias habilidades e facilidades e como explorar estes pontos fortes para se tornar um profissional que, além de se diferenciar, consegue trabalhar em parceria com seus colegas.

Além disso, todos os aspectos mencionados em seu relato são inteiramente importantes e com certeza contribuíram com bons insights para o trajeto que pretendo percorrer em minha carreira.

Gabriel Henrique de Oliveira
Design Gráfico | manhã

Nanda disse...

A palestra de Gabriela Reis foi inspiradora, uma vez que nem todos nós que estamos na Escola de Design, encontramos o nosso lugar facilmente.
O Design é encantador em todas as suas vertentes, mas é difícil sabermos a qual desses universos mágicos podemos fazer parte. Por mais profunda, demorada e emocional que seja essa busca, se acreditamos que fazemos parte de algo, não devemos desistir e persistir até com que possamos encontrar nossas potencialidades.

Assim como a Gabriela e alguns colegas, após uma grande procura e várias hipóteses de desistência do curso, finalmente, há um tempo descobri que a direção que desejo seguir como designer é o empreendedorismo, a gestão, o branding e a tendência, principalmente pelo fato de que estudar comportamento está ligado diretamente a área de psicologia a qual sempre busquei estudar como hobbie.

Acredito também que a Escola de Design poderia apoiar mais pessoas que muitas vezes podem ser bons pesquisadores, já que estudos e pesquisas enriquecem qualquer Instituição, no entanto, sentimos pouco estímulo aqui e até mesmo um descaso aos alunos que optam por este caminho. A percepção de potencialidades dos estudantes poderia ser melhor explorado e mais bem acolhida pela Instituição.

A trajetória de Gabriela me levou a reflexão e ao desejo de buscar aprofundamentos nos caminhos que eu acredito que eu posso ir com o design, e aos caminhos que o design ainda não percorreu mas posso levá-lo e principalmente o fato de buscar e pesquisar palestras e cursos que possam acrescentar ao meu conhecimento, além ampliar os horizontes para o enriquecimento.

Fernanda Generoso Godoy
Design Gráfico | Manhã

Seminarios DG disse...

Olá Fernanda,
Que pena que você não veio à palestra da Prof. Rita Ribeiro, que era justamente sobre possíveis caminhos dentro da Universidade para os alunos que não se interessam somente pela parte técnica do Design. Importante se informar sobre todas as atividades da Escola, antes de achar que a Instituição não oferece oportunidade a esses alunos de perfis distintos. De uma turma de 30, apenas 2 alunos fizeram iniciação científica, por exemplo. Abraços, Iara e Flávio.

Unknown disse...

Encontrar o próprio caminho no design pode ser uma tarefa árdua, que demanda – além daqueles conhecimentos adquiridos no ambiente acadêmico – uma definição muito sincera do que somos, de nossas expectativas e habilidades.

Em sua palestra, Gabriela relata como foi importante assumir suas individualidades. Relata como as suas peculiaridades contribuiram para que ela se tornasse, gradativamente, a pessoa e a profissional que é hoje.

Durante nossa formação, muitas vezes somos tentados a automatizar processos e pular etapas que poderiam falar muito sobre o que realmente pretendemos com a estadia de alguns anos na Escola de Design. A busca por resultados e a rigidez dos métodos que devemos utilizar para chegar a eles tendem, muitas vezes, a tornar-nos menos sensíveis às inúmeras possibilidades que nos são apresentadas.

E isso pode levar à falsa ideia de que, em determinadas áreas do design – a gestão no caso da palestrante – não há oportunidades ou pessoas interessadas no profissional que busque se especializar. Gabriela é prova viva de que não devemos pensar desta forma.

Não menos importantes foram as dicas sobre Personal Branding. Particularmente, fui levado por elas a refletir sobre a relevância das relações interpessoais. Afinal, domínio teórico/ técnico não é tudo. E nem podemos esperar que o mercado nos avalie apenas sob este olhar puramente maquinal.

A palestra de Gabriela foi motivadora e provocou reflexões que, certamente, ajudarão a nos tornar melhores pessoas e profissionais – através de uma melhor avaliação do que somos como pessoas e profissionais.

Felipe Augusto dos Santos Silva
DG \\ noite

Postar um comentário

 

Seminários DG Copyright © 2013 | Layout por Débora Mello