O objetivo da palestra é apresentar aos alunos o porquê da pesquisa científica, apresentando as modalidades de investigações científicas (paper, artigo,monografia) e os caminhos que podem ser seguidos na pesquisa após a conclusão do curso: especializações, mestrado e doutorado.
Rita Aparecida da Conceição Ribeiro é publicitária,mestre em Comunicação Social pela UFMG e doutora em Geografia, também pela UFMG. É professora do Programa de Pós-Graduação em Design - PPGD da UEMG, além da avaliadora ad-hoc do MEC para os cursos de Comunicação e Design. Sua principal área de pesquisa reside nas culturas urbanas.Contato: rribeiroed@gmail.com
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A palestra da Professora e Doutora Rita Ribeiro esclareceu questões referentes ao futuro acadêmico após a graduação, levantando questões a respeito da importância do pensamento científico para o designer.
Foi apresentado as possibilidades de caminhos que a Academia oferece, começando com a iniciação científica e a monografia, podendo chegar até o mestrado e o doutorado. Um dos aspectos interessantes da fala da professora foi a respeito do TCC que, quando bem escrito e trabalhado, pode resultar em uma abertura para a obtenção de um título de mestre.
Também foi dada uma maior explicação a respeito de cursos de pós-graduação. Com isso, a palestrante apresentou diversas possibilidades para que o aluno siga seus estudos após a graduação de acordo com seu interesse, mostrando que há uma possibilidade de continuação de estudos mesmo para aqueles que não querem seguir carreira acadêmica.
Percebo na postura de muitos alunos que a pesquisa científica não está em seu interesse. Há vários que pensam que o design é apenas algo prático e que o conhecimento teórico não atrai tanto quanto deveria. A professora falou a respeito disso, frisando que a pesquisa é fundamental para um projeto de design, na qual o conhecimento científico dá explicações a fenômenos que estão acontecendo ao nosso redor.
Infelizmente, eu acredito que a própria escola de design, por mais que tenha seus núcleos que pesquisa, não dá um foco na pesquisa acadêmica, o que acaba gerando o pensamento de que isso não seja tão importante. Sinto que comigo aconteceu um pouco disso, uma vez que eu apenas percebi meu interesse pela pesquisa mais ao final do curso e julguei que seria tarde demais para começar uma iniciação científica. Talvez se fosse melhor apresentada a pesquisa, seus núcleos e possibilidades nos primeiros períodos, esse problema possa ser solucionado.
Juliana Ribeiro Faria da Silva - Design Gráfico/Manhã
A multidisciplinaridade do curso de design tem atraído pessoas de variados interesses, o que é muito bom para a pesquisa científica, pois possibilita que diferentes perfis atuem paralelamente ampliando pontos de pesquisa.
Durante e após a graduação temos oportunidade de experimentar núcleos de pesquisa. A professora Doutora Rita Ribeiro frisou a relevância das pós-graduações, da especialização ao mestrado e doutorado e o espaço ocupado nessa área pela Escola de Design da UEMG. O novo departamento tem incentivado o acesso dos nossos professores ao mestrado, contribuindo para maior valorização das graduações e da UEMG.
Os centros de pesquisa têm muito a ganhar com professores e alunos com mais bagagem e experiência e há cada vez mais espaço na ED para variados perfis de designers, dos mais práticos aos mais teóricos e gestores.
Maurício Campos Faria - Design Gráfico | Manhã
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