Durante o semestre tivemos contato com palestrantes de várias áreas falando sobre seus campos de atuação ou experiências pessoais. Um tema comum que pode ser observado é o tema Marca. Não no sentido de desenho de marca ou identidade visual, mas "marca" enquanto imagem e reputação.
Em seu livro "DNA Empresarial: Identidade corporativa como referência estratégica", a autora Ligia Fascioni fala sobre a construção de uma marca. Metaforizando, ela diz que nossa percepção sobre uma marca ou empresa é um quadro em branco esperando por peças para se completar e que a cada contato que temos com essa empresa, recebemos uma dessas peças, e se a empresa não tem uma identidade e comunicação bem consolidadas, acabamos por receber peças que não se encaixam, distorcendo nossa percepção sobre aquela.
Marty Neumeier, autor de The Brand Gap tem uma opnião convergente e afirma que "Marca é a percepção intuitiva de uma pessoa em relação a um produto, serviço ou empresa." Consumimos marcas dos mais variados tipos o tempo inteiro, numa simples apresentação de slides, na maneira como escrevemos textos, nas escolhas de nossas formações, na maneira como a Apple embala seus produtos, em blogs de moda, em grandes estratégias de comunicação, em nossa postura, etc. Enfim, tudo que construímos com o que nos é apresentado e expressado é marca.
NEUMEIER, Marty. The Brand Gap. Bookman, 2008
NEUMEIER, Marty. Zag - A estratégia número um das Marcas de sucesso. Bookman, 2008
FASCIONI, Lígia. DNA Empresarial - Identidade Corporativa como referência estratégica, Ciencia Moderna, 2010
Autor: João Henrique Martins
0 comentários:
Postar um comentário