quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Blogs

Com a expansão da internet surgiu o interesse das pessoas em possuírem o seu próprio espaço na web. Porém, para montar um site e publicá-lo era preciso no mínimo um domínio técnico, que poucas pessoas tinham até então.

Dessa dificuldade e interesse surgiram então os blogs, que possibilitam os internautas publicarem os seus próprios textos na internet, de forma simples, porém o usuário é imitado quando falamos de alterações visuais, os blogs tem um aspecto muito parecido, e outra característica é que os “blogueiros” tem uma freqüência de atualização, diariamente, semanalmente, ou mesmo várias vezes no dia.

Quando surgiram os blogs eles tinham um caráter recreativo, eram usados como diários virtuais, onde especialmente os adolescentes e jovens expunham suas idéias e falavam o que acontecia nas suas vidas. Mas com o tempo os blogs foram se tornando um espaços para disseminação de idéias, fontes de informações consistentes, auxilio de diversos profissionais, para divulgação artística, para expressar opiniões sobre certos assuntos como moda, design, tecnologia, humor, etc. E as empresas começaram a utilizá-los também em larga escala

Hoje em dia o Brasil é um dos países com maior utilização de blogs e sites de comunidades, que compõem a chamada web 2.0 - um conjunto de plataformas de colaboração coletiva que está mudando a maneira como as pessoas interagem com marcas, produtos e informações. Nesse espaço alguns blogueiros se destacam e ficam famosos, ganham dinheiro, ou simplesmente mostram suas idéias à quem quiser conhecê-las. O design tem também uma importância significativa para o sucesso desses blogs. Por exemplo, o blog com uma marca própria faz com que o leitor grave mais na memória essa página pela representação gráfica.

http://kibeloco.com.br/platb/kibeloco/

http://abduzeedo.com/ Exemplo de blogs conhecidos com marca própria e com grande faturamento

Imagine um blog que não tenha uma boa leitura, ou com uma interface tão complicada que o usuário tenha que pensar e sair procurando onde ir, ou cores que não permitam uma leitura fácil do seu conteúdo. Por isso é tão importante a ação do design e esse estudo de comunicação visual.

O blog deve ser bem estruturado, leve, sem muitas poluições visuais, um blog bem sucedido carrega em si um conjunto de características que o levam ao sucesso e o seu layout e design sempre estão entre elas.

http://www.belzebudesaia.com/

http://hi.pirajafisken.net/

http://www.markforrester.co.za/

Blogs com uma organização visual bacana, e layouts criativos.

Exemplo de blog mal estruturado e confuso.
http://www.vejablog.com.br/

Achei dois infográficos muito legais sobre os blogs aqui no Brasil, se quiserem dar uma olhada ai está os links:
http://blog.boo-box.com/br/index.php?s=infografico
http://blog.boo-box.com/br/2011/caracteristicas-da-audiencia-dos-blogs-no-brasil-no-primeiro-trimestre-de-2011/

Estudo de caso bem interessante, um blog que virou um negocio grandioso:
http://blog.boo-box.com/br/2011/planejando-meu-casamento-de-blog-a-livro-a-empreendimento/

Referências:
http://www.sobreblogs.com.br/blogfinal.pdf
http://www.infoescola.com/informatica/o-que-sao-blogs/
http://weblogs.about.com/od/blogdesign/tp/10BlogDesignElements.htm

Autora: Bárbara Nogueira


0 comentários:

Postar um comentário

 

Seminários DG Copyright © 2013 | Layout por Débora Mello