Na preparação e formação do profissional de design, a teoria versus prática é um tema sempre questionado e discutido dentro das instituições de ensino, devido à necessidade de proximidade da academia com o mercado de trabalho. Mais do que valorizar um aspecto sobre o outro, o papel da instituição é despertar no aluno as diversas possibilidades e vantagens que se podem alcançar alinhando os dois caminhos.
Entretanto, atender as necessidades e anseios de cada pessoa se tornam desafios cada vez maiores à medida que os campos de atuação do designer são ampliados e diversificados. Apesar dessas disparidades um aspecto não pode deixar de ser lembrado, o estímulo constante à pesquisa acadêmica. Estimular à pesquisa é um dos elementos mais fundamentais na capacitação profissional do designer, agregando conhecimento e oferecendo maior embasamento e fundamentação crítica para tomar suas decisões projetuais.
“A universidade apresenta contínua evolução em séculos de existência, cumprindo seu papel num mundo em constante transformação e é fator importante na geração e difusão do conhecimento, além de ter a missão primordial de preparar os cidadãos para a vida, ensinando - lhes, entre outras coisas, uma profissão. Seu compromisso não se resume apenas ao saber consagrado com a cultura livresca e sua transmissão, mas, principalmente com a pesquisa, para a geração e aplicação do conhecimento novo.”(Rocha, 2002).
Uma realidade que estamos enfrentando na área do design são recursos destinados ao fomento de pesquisa que não estão sendo utilizados devido à baixa procura e desenvolvimento de projetos acadêmicos. É preciso reforçar que as pesquisas acadêmicas podem ter aprendizado aplicado ao meio prático. Exemplo disto são as ofertas de mestrado profissional. Este tipo de formação visa à exposição dos alunos aos processos da utilização aplicada dos conhecimentos e o exercício de inovação, com a valorização da experiência profissional. Dessa forma valorizamos os caminhos do pensamento científico na universidade dando um dos principais passos para o design se tornar um agente mais efetivo na sociedade.
Matéria
Pesquisa - A grande aliada para o sucesso no design - http://issuu.com/duduloureiro/docs/entrevistawide_pesquisa_fev2011#download
Referências e Bibliografia
P&D O P&D Design | Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design é um dos eventos mais importantes e tradicionais do Brasil e o maior Congresso na América Latina na área do Design. O evento, que se realiza a cada dois anos, em diferentes regiões e escolas do Brasil, é voltado para a discussão da pesquisa e do ensino de design e constitui um importante fórum de divulgação e discussão de questões pertinentes ao avanço do conhecimento nessa área, seja resultante de pesquisa aplicada ou pesquisa científica. O espectro de assuntos elencados no P&D engloba todos os âmbitos de discussão a respeito do design: metodológicos, históricos, projetuais, tecnológicos, pedagógicos, teóricos e críticos. ( descrição do site ) -
http://blogs.anhembi.br/congressodesign/pd/
Associação Nacional de Pesquisa em Design
http://www.anpedesign.org.br/
Cursos no exterior relacionados a design e arte
http://www.minasdesign.mg.gov.br/Estudante/CursosExterior.aspx
Revista abcDesign / edição nº 17/ Infolio Editorial LTDA
http://www.designsimples.com.br
Autor: João Victor Oliveira
0 comentários:
Postar um comentário