terça-feira, 13 de dezembro de 2011

A autoimagem e o trabalho

Os processos de codificação e decodificação que caracterizam a troca comunicativa podem ser entendidos como a moeda de câmbio entre quem cria uma mensagem e seus possíveis receptores. O que torna uma mensagem mais ou menos decifrável é o nível interpretativo individual do sujeito a ser tocado por ela.

Porém, esta correspondência não pode determinar de forma garantida uma comunicação perfeitamente transparente. Para isso, devem ser pensadas várias articulações combinadas (algumas inclusive hipotéticas), que reforçam um discurso refinado.

Um exemplo claro desta indefinição de significados e significantes é o design dito como autoral. Nele, o receptor da mensagem se apropria do sentido conotado de uma peça gráfica e a decodifica em forma de mensagem de acordo com os códigos referenciais nos quais seus meios de compreensão operam.

O grande diferencial desta forma de se apresentar o design gráfico é que, em um primeiro julgamento, ele se encontra livre de tendências ou códigos em dominância em seu determinado período. Diferente da arte, o design gráfico se vale de preceitos básicos para o entendimento de um receptor para cumprir a sua função de passar uma mensagem direta.

Desta forma, quando autoral, a definição de um ponto de vista hegemônico para o designer não representa um entrave em relação à maneira como o trabalho pode ser apresentado, independente da ideologia dominante. É quase como se estivesse livre dos códigos e discursos lógicos corporativos ou de entendimento geral.

Assim, é possível para o receptor da mensagem entender tanto de forma conotativa quanto literal ao decodificá-la. Os interesses de classe, empresariais ou mesmo de âmbito governamental não importam, uma vez que a preocupação se finda no próprio processo criativo.

http://blog.ted.com/2009/01/16/great_design_is/]


Referências

http://www.grito.com.br/artigos/wally014.shtml

http://www.morandini.com.br/blog/2010/12/02/design-autoral-uma-fronteira-por-definir/

http://www.modavestuario.com/308designautoral.pdf

Link
Autor: Daniel Gonçalves

0 comentários:

Postar um comentário

 

Seminários DG Copyright © 2013 | Layout por Débora Mello