segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Design à tiracolo




A palestra Design à tiracolo aborda os diálogos possíveis entre o design de produto e outras áreas como design gráfico, arte e moda. Através do trabalho das designers da Adô, Fernanda Dubal e Tatiana Azzi percebe-se como tais relações com demais áreas refletem no trabalho desenvolvido no atelier de bolsas e acessórios.

Palestrantes

Tatiana Azzi – Designer de produto, Mestre em design, arte e tecnologia. Sócia da Adô Atelier. tati@adoatelier.com

Fernanda Dubal – Designer de produto e arquiteta. Especialista em Processos Criativos em Palavra e Imagem. Sócia da Adô Atelier. fe@adoatelier.com

Contato


Sites dos parceiros nos projetos apresentados

7 comentários:

Veronica Soares disse...

A palestra realizada no último dia 11 de novembro foi muito interessante e nos mostrou como é possível unir interesses próprios aos objetivos profissionais. A trajetória das designers de produto Tatiana Azzi e Fernanda Dubal nos revela que, com um trabalho de qualidade e com dedicação, é possível adentrar em um mercado tão fechado e concorrido como é o mundo da moda.

A palestra nos mostrou ainda como um processo de criação rico e sem preconceitos é capaz de resultar em produtos diferenciados e objeto de desejo de muitos. Isso nos revela que, por mais que a moda siga tendências, sempre há espaço para o inusitado e para a diversidade de materiais.

Ainda apreendemos dos exposto pelas designers que empreender é possível e que os erros (como o que elas exemplicaficaram na escolha de um material)servem como aprendizado e que não devem ser limitadores do processo criativo. Eles podem até mesmo servirem como inspiração para novos trabalhos.

De maneira geral, a palestra foi muito enriquecedora. Foi interessante conhecer o trabalho inovador da Adô.

Matheus Moura disse...

Os pontos altos da palestra para mim com certeza foram a experiência de mercado e experimentação na geração de novos produtos que as palestrante expuseram. Também se destacou o foco da empresa em se diferenciar, o uso de materiais peculiares e incomuns, assim como o destaque dado para artistas, convidados para conceituação e confecção de cada nova coleção. Outro ponto interessante mencionado na palestra foi que para se ressaltar no mercado a pessoa tem que mostrar um diferencial, algo a mais no seu serviço ou produto, algo que não precisa de uma marca para lembrar de onde aquilo veio. Esse “algo a mais” foi visto nos produtos apresentados durante a aula, algo que vem além das preferências, tendências ou necessidades do mercado, algo que vem da vontade de fazer diferente, de fazer melhor e fazer novo. Esse é o espírito do empreendedor e criador que melhor ressalta qualquer trabalho, e acho que foi o que mais se destacou em toda palestra.

Flávio Ribeiro de Moura

Erica Ianni disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Erica Ianni disse...

A palestra do dia 11 de novembro foi ministrada pelas idealizadoras do Adô Atelier, Fe Dubal e Tati Azzi. O Atelier é uma iniciativa das duas designers (formadas na UEMG) que hoje está fazendo o maior sucesso.
Foram mostrados alguns trabalhos realizados por elas onde ficou clara a busca por inovação, principalmente nos materiais que são utilizados para suas criações. Um exemplo é um carpete de automóveis, utilizado para confeccionar a bolsa do kit imprensa da mostra de cinema mundial, o Indie, em 2008.
Elas ressaltaram também a importância de se beber em outras fontes para enriquecer seu trabalho. Elas buscam referências não só na moda e no design, mas em diversas manifestações artísticas como a arte de rua, a arquitetura, etc.
Elas contaram algumas experiências pelas quais passaram no início do empreendimento, recomendaram os cursos do Sebrae e deram dicas de como começar a divulgar o próprio trabalho, bom para quem pensa seguir um caminho parecido.

Matheus Barreto disse...

A palestra do dia 11 de novembro a respeito do Adô Atelier foi importante aos alunos para expor a posição adotada pelas duas responsáveis pela marca. A marca se sobressaiu no mercado devido a escolha de materiais inusitados para a confecção dos produtos Adô.
As palestrantes também mostraram o diferencial entre um design feito para uma coleção da Adô e de um design feito a partir da demanda de uma outra empresa. Destacando o orçamento, onde uma criação feita para a Adô era mais livre, sem se preocupar com o custo da produção, o que dá uma liberdade maior para o designer. Já um trabalho feito a partir de uma demanda de um cliente necessita de um cuidado maior com os custos, podando um pouco da liberdade de criação do designer.
A palestra destacou também o projeto Adô Galeria, que convida um profissional para criar ilustrações para alguns produtos Adô. Segundo as palestrantes a liberdade para a execução desse projeto faz com que o mesmo seja o preferido por elas, que estão a procura de um novo profissional para a execução do próximo que deve começar em 2011.
A experiência das duas palestrantes é importante para mostrar os pontos positivos e negativos de ser um empreendedor aos alunos, exibindo com sucesso a estratégia de se destacar dos demais produtos através de escolhas diferentes nos projetos dos produtos.

Tay disse...

Tatiana Azzi e Fernanda Dubal se conheceram na faculdade de Design da UEMG e, depois de seguirem caminhos diferentes após a graduação, se encontraram novamente, estabelecendo, em Belo Horizonte, a Adô Atelier: loja de bolsas e acessórios que está encantando cada vez mais pessoas.

O Atelier lida com os produtos de forma diferenciada, as designer pensam em sua funcionalidade, praticidade, inovação e durabilidade, muitas vezes deixam de lado o caráter efêmero da moda para beneficiar o consumidor com a qualidade de suas “obras primas”.

Além de inovar conceitualmente e formalmente, a Adô Atelier aplica materiais impensáveis em seus produtos, fugindo sempre do óbvio e conquistando a fidelidade do público.

Outra peculiaridade da Adô é a vontade de explorar tudo o que é imaginável, empregando novos conceitos e possibilidades em seus artigos. Com essa vontade criaram também a Adô Galeria, espaço para colocarem a fala de outros profissionais em seus produtos. Rogério Fernandes e a Muquito já fizeram parte dessa parceria e muito mais virá pela frente.

Taymerê Fonseca \\ 8º DG \\ Manhã

lili disse...

Apesar de estarem inseridas no mercado efêmero da moda, as sócias da Adô - Fernanda Dubal e Tatiana Azzi - enfatizaram a importância dos projetos e processos criativos que propõem algo novo, porém duradouro, com estudos ergonômicos e qualidade, mesmo em suas peças mais comerciais de tendência. Esse é um grande diferencial da empresa.
As peças conceituais, e mais prazerosas de serem feitas, de acordo com elas, propõem algo inovador que chama a atenção do público alvo, abrem oportunidades de novos trabalhos e contatos, além de criar certa identidade para os produtos. Mesmo em constante mutação, as peças seguem essa linguagem de se diferenciar de alguma forma do comum. Sejam em materiais, adornos, ilustrações ou texturas.
As peças gráficas da empresa seguem essa mesma idéia: de tempos em tempos elas criam novos cartões de visita, tags, de acordo com as coleções que vão surgindo.
Tatiana nos apresentou também a importância de estar sempre atenta com a internet, tanto para pesquisar novidades e tendências, quanto para divulgar os produtos e ter feedback de blogueiros, público e formadores de opinião.
A integração entre artistas para a Adô propõe “a bolsa como suporte para diálogo”. Para que a idéia tenha sucesso, os artistas convidados se reúnem e é discutido o conceito das peças. Para fluir melhor o processo o convidado tem total liberdade para trabalhar em cima do que foi discutido. Essa junção resulta em trabalhos muito originais e de qualidade, além de amizade resultante do processo íntimo que é o processo criativo.
Por último, as sócias ressaltaram a importância de agregar todo o conhecimento e experiências profissionais passadas, mesmo que não sejam na área que está atuando, pois facilita e acrescenta valor ao profissional que sabe exercer varias funções dentro da empresa.

Lília Orneles \\ 8º DG \\ Manhã

Postar um comentário

 

Seminários DG Copyright © 2013 | Layout por Débora Mello