sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Design e Minhas Inquietações



A trajetória e as inquietações de um designer.

Palestrante: Bruno Morais

5 comentários:

João Célio Caneschi disse...

No dia 21 de outubro, Bruno Morais ministou a palestra da disciplina de seminários, onde expôs seus trabalhos dentro das mais variadas vertentes do design de produto e gráfico, abordando os diferentes rumos que um designer pode tomar ao se formar. Seus trabalhos incluem, entre outros, ilustrações, desenvolvimento de sites e interfaces, identidades visuais e estamparia.
Formado em design de produto pela UEMG, Bruno Morais transita bem nas mais diversas áreas, seguindo sua vontade, sua inspiração e as boas oportunidades que lhe aparecem. No seu portfólio, vimos ótimos e inspirados trabalhos para os mais variados clientes e segmentos, todos feitos com a mesma dedicação e competência.
A palestra (intitulada sabiamente como "Inquietações") tocou em questões delicadas, que insistem em aparecer ao longo do curso, como a indecisão sobre qual caminho tomar após a formatura e o preconceito que temos sobre os limites que as competências acadêmicas de cada especificidade do design possui.
As experiências compartilhadas e os trabalhos apresentados nos reafirmaram a formação multidisciplinar do designer, a qual não o prende a apenas uma área do mesmo, mas o torna hábil a transitar em várias, buscando o conhecimento necessário para somar e realizar de forma competente os mais diversos trabalhos.
A falta de medo de ousar e experimentar do palestrante, nos possibilitou a visão de que transitar nas diferentes áreas do design pode ser uma rica e proveitosa experiência de descobertas e redescobertas pessoais e profissionais, fazendo com que a velha dúvida "será preciso escolher apenas uma área do design para trabalhar?" ou o pré-conceito sobre profissionais que estendem seu campo de atuação se tornassem questões que não inquietassem tanto mais.

Unknown disse...

A coerente palestra mostrou a trajetória cambiante de Bruno Morais e suas inquietações.
Em detrimento das situações expostas pelo palestrantes compreende-se que essas indecisões e dúvidas fazem parte da trajetória de um estudante, como por exemplo o desejo (ou dúvida) da mudança de curso, insatisfação com o emprego, desejo de estudar fora, a escolha da pós-graduação, etc.
Bruno mostrou que a naturalidade foi importante para encarar esses desafios. Sem se preocupar com o tempo, não sentindo arrependimentos e levando em conta somente aquilo que ele queria, assim ele conheceu várias áreas e se tornou um profissional versátil possuindo trabalhos de ilustrações, 3d, colagens e web.
Entretanto a sua defesa à interdisplinaridade e à não da separação das áreas do Design (Gráfico, Produto. Ambiente e Moda) foi o ponto que considero chave da palestra já que assim como ele, presenciei situações em minha vida profissional que conhecer somente um ramo e se abster dos outros é grande equivoco. Isso se deve à grande interseção existente entre estes cursos e que os designers estudantes e/ou profissionais devem conhecer.

Anônimo disse...

Falta de quietação, de sossego, estado de desassossego, agitação no sentido físico e moral. No dia 21 de Outubro, tudo isso pode ser resumido em uma única palavra que serviu para dar nome a palestra do designer Bruno Moraes. Intitulada de inquietações a palestra era um relato das vivencias pessoais e profissionais que ele acumulou durante a vida. E ao fim da palestra me veio a mente os dois últimos versos do poema Invictus de William Ernest Henley:
“Eu sou o senhor da minha vontade
Eu sou o capitão da minha alma”
Designer de produto por formação, Bruno Morais durante a sua palestra mostrou que essa inquietação o fez transitar por diversas áreas como o design gráfico e a ilustração e o tornaram um profissional multidisciplinar e isso graças ao fato de não ter medo de explorar novos caminhos ou oportunidades. Assistindo a sua palestra fica claro que não devemos ter receios ou medo de adentrarmos em áreas do design que não são especificas da nossa formação acadêmica já que ao transitarmos por outras áreas podemos enriquecer nossa formação pessoal e profissional e ate mesmo realizar de forma mais competente determinado trabalho.

Unknown disse...

Marco Nick - DG/manhã
A palestra nos apresentou a experiência de Bruno Morais no mercado de design, principalmente gráfico. Sob o título de 'Design e minhas inquietações', Bruno nos guiou pela sua palestra, mostrando sua trajetória permeada por questionamentos pessoais que o levaram para caminhos diferentes na sua profissão.
O interessante pensar sobre o assunto exposto, é a questão de como o designer pode e deve se reinventar e sempre buscar conhecimento, seja na própria área ou afins. Na palestra, tivemos um bom exemplo de como podemos desenvolver melhor quando procuramos dialogar com outras áreas. Multidisciplinariedade é uma palavra bastante conhecida de quem cursa DG, mas entender o contexto e saber aplicá-la na profissão já é outra história.

Unknown disse...

Na quinta feira, 21 de outubro, Bruno Morais apresentou a palestra com o instigante título: Design e minhas inquietações. Nessa palestra, Bruno nos apresentou sua trajetória dentro do extenso campo de atuação do design, passando por desenvolvimento de sites e interfaces, identidades visuais, ilustrações e estamparia. Se auto-intitulando como designer e ilustrador, seu portifólio é recheado de trabalhos criativos e multidisciplinares.
A inquietação a qual se refere Bruno no título da palestra, reflete a uma série de dúvidas e anseios que os profissionais de designer podem vir a passar, principalmente nós, alunos do oitavo período em designer gráfico. Sendo uma área tão ampla, nos deparamos com dúvidas sobre qual caminho seguir. Por isso essa palestra nos sérvio tão bem.
Tendo formação em Design de produto pela UEMG, Bruno se dá muito bem com a área gráfica e desde seus primeiros trabalhos demonstrava isso, provando que a separação do design por áreas pode ser descartada, já que usam os mesmo princípios de pensamento.
O que percebi da trajetória pessoal e profissional do Bruno é que ele não tem medo em arriscar-se em novas áreas e desafios, dando ouvidos sempre a sua inspiração e aproveitando as oportunidades que surgiram pelo caminho. Serve de exemplo para aqueles que ainda não decidiram seu caminho profissional ou mesmo ainda para aqueles que já o fizeram, mas que podem exergar que talvez não seja necessário escolher um caminho apenas, mas quantos lhe convierem.

Postar um comentário

 

Seminários DG Copyright © 2013 | Layout por Débora Mello