
Palestra sobre branding e identidade corporativa. Existe hoje pouca clareza do que de fato é o branding e sua relação com o design. Os temas foram abordados na visão do designer e do empresário, apontando o abismo que existe entre estratégia e design. A palestra teve uma abordagem prática e simples sobre o papel do designer dentro do mercado corporativo.
Palestrante:
Daniel Guimarães é diretor da 2DA Branding & Design, onde é responsável pelo departamento de estratégia e implantação de marca, sua formação é autodidata. Tem em seu currículo, mais de 50 estratégias de posicionamento e reposicionamento de marca. No início de sua carreira atuou como designer gráfico e web designer. Atua em diversos setores, como: industria de alimento, industria química, serviços, tecnologia, varejo, telecomunicação, empresas de inovação, saúde, turismo, dentre outros. Tem como grande habilidade, a capacidade de entender negócios, extrair a essências e o DNA de empresas, bem como de exergar espaços em branco no mercado para posioná-las.
Contato:
daniel@2da.com.br
Bibliografia:
The Brand Gap – Marty Neumeier
Zag - Marty Neumeier
Posicionamento – Jack Trout e Al Ries
O Significado da Marca – Mark Batey
New Strategic Brand Management – KAPFERER
Taking Brand Initiative: How Companies Can Align Strategy, Culture, and Identity Through Corporate Branding - SCHULTZ | 2008
Livros do autor Wally Olins
3 comentários:
A palestra do Daniel Guimarães, da 2A Branding & Design, foi bastante enriquecedora por nos fazer pensar sobre qual é a função do designer hoje, como ele atua e se posiciona no mercado atual. Com uma visão comercial pautada pelo marketing, gestão e comunicação, ele mostrou a importância de um planejamento estratégico para o desenvolvimento de uma identidade visual coerente com as proposições do cliente. Cade ao designer, que é a ponta final do processo, compreender o DNA do cliente - aquilo que ele quer ser, o que ele é, o que quer aparentar - para tentar sintetizar seus valores na marca, como um espelho do cliente. No branding, deve-se levar em consideração toda a experiência que se pretende proporcionar às pessoas que farão parte do negócio, seja como funcionário ou como consumidor final. A empresa deve transmitir sua mensagem na arquitetura, decoração, marca, press-kits, site, benefícios e tudo que envolve a atmosfera do negócio visualmente. Achei interessante, de certa forma, polêmico, o fato dele quebrar alguns paradigmas do design ao simplificar ao máximo a forma de enxergar as soluções e usar os termos, tendo uma abordagem prática. O termo "logomarca" é uma expressão de senso comum, repudiada pelos designers, mas extremamente funcional, de fácil assimilação para os clientes e outros que não são da área, devendo ser considerada inclusive pelos profissionais. (...)
(...) Foi bom ver que apesar de muitos dos alunos não terem uma experiência avançada no mercado de design, os conceitos usados pelo Daniel já foram amplamente discutidos em sala de aula, como a percepção das coisas, das pessoas, do estilo de vida, para nortear os rumos da criação. No final ficou o alerta para todos nós, futuros designers, com relação ao nosso próprio posicionamento no mercado: ter o ego inflamado pode não ser adequado para muitos escritórios de design, pois isso impossibilita uma perfeita sintonia com os interesses do negócio do cliente. É preciso saber reconhecer as necessidades, o público e o perfil que deve ter a marca para então traduzi-la visualmente.
Débora Cruz
8º DG Noite
A palestra de Daniel Guimarães, apresentou a função do branding e do design na agência 2DA e os caminhos de elaboração dos projetos.
O processo de Branding segundo Daniel, é fundamental para o sucesso final da empresa diante ao mercado e seus clientes. Este processo apresenta etapas de elaboração, identificação de necessidades e gestão em uma empresa, e desta para com seus clientes e mercado.
A primeira fase é de análise de pesquisa do perfil do consumidor e seus anseios para com a empresa. A segunda fase segundo Daniel, é a gestão da empresa e o estudo do corpo de funcionários de forma a estabelecer o planejamento estratégico da empresa para com com o cliente e mercado. Este é o princípio do processo de constituição da identidade coporativa.
A identidade corporativa no negócio, estabelece os valores que são essenciais para o sucesso da empresa, e o que esta irá transmitir para o mercado consumidor. Até então o processo de branding não apresenta estética que são da parte posterior pertencentes ao Design. O levantamento de propostas da empresa e valores que ela acredita, são norteadores para a identificação do perfil do consumidor e o que este espera de uma empresa.
Esta fase segundo Daniel, é a constituição dos valores da identidade corporativa e o que esta irá transparecer para o mercado consumidor. A empresa deve se posicionar perante ao mercado e sua comunicação deve ser direta com seu público. Entre os valores da identidade corporativa estão a essência e o planejamento estratégico da empresa diante o mercado. Estes valores serão o diferencial junto ao design, para o sucesso e credibilidade.
Palavras por Daniel Guimarães:
• Análise;
• Estratégia;
• Mercado;
• Comunicação;
• Identidade;
• Educar para fidelizar.
Estas palavras fazem parte do universo da 2DA Branding & Design, de forma a estabelecer um sentido de proposta de trabalho que envolve áreas de Design, Gestão, Recursos Humanos, Marketing e Publicidade. Dentro de um princípio que parte do interior da empresa cliente, para o mercado.
Acredito que a proposta da 2DA em estabelecer o processo de planejamento de elaboração de identidade corporativa e a associação desta no projeto de identidade visual há maior possibildade de sucesso na gestão das empresas e no mercado consumidor .
Foram levantadas questões na palestra sobre o de ego por parte dos profissionais do design em Belo Horizonte, e a mensagem que fica é que o designer deve pensar seu projeto como resultado de uma demanda de mercado. E o estilo de trabalho nem sempre é o diferencial no mercado, na questão de resultados.É valorizado o profissional que saiba trabalhar em equipe com transparência e objetividade e estes são princípios para o sucesso em sua carreira profissional, e o retorno disso são bons projetos e clientes.
Tiago Custódio
8º Período | Noite
Postar um comentário