terça-feira, 19 de outubro de 2010

Intra - Comunicação Corporativa



Apresentação da empresa, estratégias e cases.

Palestrante: Fábio Araújo

Contato: fabio@intracomunicacao.com.br

5 comentários:

Thiago Barcelos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Thiago Barcelos disse...

A palestra do dia 7 de outubro foi ministrada por Fábio Araújo, designer gráfico formado pela antiga FUMA. Em sua abordagem ele falou sobre a sua experiência no mercado mineiro e em outros estados, através da INTRA, empresa onde é sócio-fundador. Fábio é responsável direto pelo atendimento, além de cuidar da própria direção da empresa.

O palestrante discorreu sobre a evolução e o amadurecimento da empresa, sobre as oportunidades proporcionadas pelo mercado para o estabelecimento dos moldes atuais e do próprio perfil de atuação, e apresentou alguns cases. Foi interessante acompanhar esse processo uma vez que é possível observar que diferentes agências podem moldar seu perfil para necessidades específicas do mercado, configurando sua expertise e excelência em determinada área do design. Isso torna mais clara a característica trans e multidisciplinar da formação do designer, assim como o design.

A INTRA caracteriza-se principalmente pelos projetos realizados na área de treinamento, ou desenvolvimento como o Fábio prefere dizer, do público interno de grandes empresas, ou seja, trabalha com comunicação corporativa. Com o objetivo de proporcionar experiências capacitantes que estimulem o desenvolvimento do público interno da empresa – funcionários – eles desenvolvem diversas dinâmicas e ações de estímulo, baseadas nos princípios e estratégias de design, para que resultados positivos e lucrativos possam ser atingidos.

Sendo assim, é possível observar a capacidade criativa do design/designer aplicada a essas ações, pois nesta área até então pouco conhecida, também podem ser desenvolvidas peças gráficas diversas e soluções de design instigantes. Verdadeiros cases de sucesso.

Unknown disse...

Fábio Araújo foi o palestrante convidado da semana pelos professores Flávio e Iara. Fábio contou um pouco de sua tragetória e experiências até chegar a sua atividade atual; fundador e sócio da Intra Comunicação, uma empresa com foco em planejamento de estratégias de comunicação interna e externa. De forma muito interessante, Fábio apresentou alguns de seus projetos e resultados de cases atingidos pela Intra. Muito interessante como foi mostrado que uma comunicação corporativa eficiente pode mudar o rumo de uma empresa, para sucesso ou fracasso. Uma boa estratégia de comunicação corporativa, tem o poder de posicionar a empresa junto aos seus principais clientes, e a motivar os próprios funcionários internos a uma ação mais produtiva e colaborativa. Quando uma empresa onde um funcionário trabalha é vinculada a alguma mídia específica, cresce o nível de satisfação de emprego, e até mesmo a satisfação do próprio empresário, porém a empresa precisa ter em mente que ela irá funcionar somente se atingir seu público-alvo.
Uma empresa precisa definir bem a escolha quando decide investir em ações com Comunicação Corporativa, e principalmente como vai medir o resultado deste comunicação. A empresa como fornecedora de informações direcionada a seu seguimento, acaba gerando um excelente retorno em um mundo onde cada dia mais estamos sendo cercados por marcas e produtos muito parecidos. E para se manter neste mercado, não basta apenas ser inovador, é preciso também saber se comunicar com seu entorno.


Vinícius Mota 8º Período Manhã

Unknown disse...

A palestra feita por Fábio Araújo serviu para mostrar as diversas oportunidades que o profissional do design pode se inserir.
Isso foi dado através de exemplos da Intra, empresa da qual Fábio é o sócio fundador.
Especializada na área de comunicação corporativa, a Intra é uma empresa que tem como principal objetivo modificar ou melhorar a visão de um determinado público, seja ele interno ou externo das empresas.
Nos cases apresentados, o ponto comum é a possibilidade do desing ser utilizado em conjunto com outras áreas, ampliando assim seu campo de atuação e atendendo ás necessidades específicas de cada mercado.
A empresa trabalha principalmente na área de desenvolvimento humano, sobre algum fator que apresenta problemas ou precisa de modificações.
Fábio sempre quis focar nas pessoas em cojunção com o design. Assim, baseando-se nos princípios do Design, trabalha juntamente com o rh, desenvolvendo dinâmicas e ações de estimulos que geram resultados positivos.
Seu ponto principal é usar o design para atingir um objetivo, estender a funcionalidade do conceito do design, aplicando-a em situações cotidianas específicas, trazendo soluções não somente graficas, mas humanas.

Pablo Carvalho disse...

Fábio Araújo foi o palestrante convidado do dia 07 de outubro. Ele é sócio da Intra Comunicação Corporativa, e tem sua formação em Design gráfico pela antiga Fuma, atual Escola de Design da UEMG.
O palestrante falou sobre sua experiência como designer e empresário, como sua empresa foi ao longo do tempo se adequando às necessidades do mercado e chegando ao ponto que hoje se encontra, como referência no meio corporativo.
Sua agência é especializada em comunicação corporativa, e busca através de planejamento estratégico, integrar a comunicacão entre funcionários, clientes e a sociedade, tornando-a uma ferramenta para aprimoramento da empresa.
Fábio apresentou vários cases de sua agência, exemplificando e explicando a forma como desenvolve seus projetos e o modo de trabalhar da Intra. Falou sobre a importância do planejamento, tema recorrente nos diversos cases citados, tanto pelo aspecto do projeto em si, quanto pela necessidade dos clientes, podendo com isso, em suas palavras, “mostrar diferentes possibilidades de aplicação do design”.
Outra especialidade da Intra é promoção e eventos empresariais e treinamento de equipes. A Intra apresenta soluções simples, e mesmo assim inovadoras, produzindo grandes resultados sem perder o foco nas pessoas e nem no objetivo das empresas, conseguindo integralizar toda a comunicação, criando uma linguagem única para a empresa.

Postar um comentário

 

Seminários DG Copyright © 2013 | Layout por Débora Mello