terça-feira, 14 de setembro de 2010

Notus Design: trajetória e cases


A Notus é formada por uma equipe multidisciplinar de designers com especializações nas áreas de negócio, marketing e gestão do design. Desenvolvemos projetos para diferentes setores sempre com foco em inovação, competitividade, diferenciação no mercado e experiências com alto valor de estima. Trabalhamos o design como ferramenta estratégica utilizada por empresas de qualquer setor e porte que procuram estabelecer diferenciais competitivos e valor de estima para seus produtos. Desenvolvemos projetos desde a concepção conceitual ao acompanhamento dos protótipos e comercialização. Atualmente a Notus passa por uma fase de expansão para a inclusão de comércio de produtos próprios ao negócio da empresa.

Acreditamos no design como meio de transformar idéias, conceitos e sonhos em produtos tangíveis de alto valor de estima”.

Palestrantes: Frederico Teixeira Mendes e Rodrigo Braga França
Contato: contato@notusdesign.com.br

9 comentários:

Felipe Rocha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Felipe Rocha disse...

Excelente palestra! O palestrante Frederico foi muito objetivo e esclarecedor em vários pontos. O que me chamou mais atenção foi o método utilizado pelos designers da empresa para a criação de novos trabalhos e projetos. Desde sempre, os professores da escola de Design nos cobram gerações de alternativas, desenhos, estudos, pesquisas, antes de sentarmos em frente ao computador e ´´meter bronca´´. Confesso que, no início, eu achava isso uma perda de tempo tremenda. Sempre muito ansioso, já ia direto para o PC tentar começar e finalizar o trabalho, na hora mesmo, como se as idéias fossem brotar do céu.

Bem, a palestra da Notus serviu para reforçar, ainda mais, que o mais importante nem sempre é saber dominar, de forma esplêndida, os softwares gráficos. Claro que, um mínimo de conhecimento, é necessário; porém, a alma do projeto é construída muito antes do foco se voltar para o computador. O Frederico mostrou alguns trabalhos feitos pela Notus e, de fato, a empresa não abre mão das gerações de alternativas, das discussões à respeito das idéias e desenhos desenvolvidos – o que, por sinal, está dando muito certo.

Como pôde ser visto, em qualquer âmbito do Design, é super importante o estudo minucioso de tudo o que envolve um projeto, sendo ele grande ou não. A Notus é uma empresa voltada para o Design de Produtos; mas, tal como em empresas focadas no Design Gráfico, prezam pela pesquisa e estudos de cada caso em particular, deixando muito claro que os designers, de qualquer área, devem seguir esse caminho para atingir maior excelência em todo tipo de trabalho desenvolvido.


Felipe Alves Rocha
Design Gráfico
8º período
Noite

Unknown disse...

A palestra da Notus Design foi bastante esclarecedora ao enfatizar a questão do consumo como uma expressão da personalidade dos consumidores. Portanto, vê-se a importância de se estudar bem o público durante a fase de pesquisa, garantindo que os produtos atendam seus desejos.

Outro tema abordado pelos palestrantes foi em relação à participação da empresa em concursos de design de produto, o que resultou na divulgação da marca e na construção de uma rede de contatos importante para a continuidade da empresa.

O ponto mais relevante dizia respeito ao posicionamento da empresa no mercado. Conforme dito em uma palestra anterior, por mais que os sócios tenham em mente seu campo de atuação, público e clientes ideais, é o mercado que define a orientação da empresa. Nesse caso, é importante que os sócios sejam abertos às novas oportunidades e flexíveis em relação à ampliação do negócio e o caso da Notus exemplifica bem esse fato.

Daniella Cristina Salles Lima
Design Gráfico
8º período
Manhã

Wellington Luzzi disse...

O case da Notus Design ressaltou como a metodologia projetual pode ser aplica com êxito para gerar soluções a diversos segmentos do design e reforça o posicionamento da empresa como um diferencial.

Têm no portfólio projetos de mobiliário, objetos para casa, embalagens, entre outros projetos autorais frutos de intensa pesquisa e criatividade focada durante o processo.

Acreditam no design como meio para gerar inovação e resultados em um mercado cada vez maior e mais competitivo. Saber aproveitar oportunidades e continuar se aprimorando são quesitos essenciais para o sucesso de acordo com um dos sócios- fundadores Frederico Teixeira.

A empresa e seus membros conseguiram visibilidade através da participação de concursos, formação de parcerias dentro e fora do âmbito acadêmico até ganharem experiência e confiança para estruturar a empresa, e ainda estão sendo desafiados pela expansão de seus negócios.

Wellington dos Santos Luzzi
Design Gráfico
8ºperíodo
manhã

Unknown disse...

A Notus Design acredita no diferencial da sua metodologia de trabalho e vem se destacando no cenário do design nacional. No seu portfólio apresenta uma variedade de projetos, deis de mobiliários, objetos decorativos, embalagens e muitos destes premiados em concursos.

É muito importante termos esse conhecimento de vivencia e experiência, para nos dar uma diretriz, um incentivo e uma noção de como começar após nos graduarmos. Em diversos momentos ele reforça a importância de um bom relacionamento não só com os professores mais o que é mais certo, tudo nessa vida é contato, relacionamento e acima de tudo humildade.

A palestra foi objetiva e esclarecedora, a forma como o Frederico conduziu a apresentação, podemos ver que no começo nada é fácil mais o amor, o aprendizado e a persistência leva a realização de metas e sonhos. Parabéns e Sucesso!

Aída ZambelliTaveira
Design Gráfico
8º período
Manhã

Rafael disse...

Acompanhamos nesta última quinta-feira a palestra da Notus Design, que apresentou informações importantes, tanto no campo profissional quanto ao que diz respeito a vivencia da empresa, desde seu começo instável, comum a qualquer novo empreendimento, até a sua afirmação no mercado de trabalho.

O entendimento da nescessidade de um processo metodológico, foi abordado maneira clara. A garantia do sucesso de uma produção está muito ligada ao fato de se ter planejado bem o seu projeto. A Notus segue uma metodologia comum a todos nós designers, e podemos ver que funciona muito bem quando conhecemos o trabalho da empresa.
Foram expostas várias peças produzidas pela Notus, onde era visível o valor agregado ao produto. Os produtos da Notus passavam por uma minuciosa pesquisa onde eram trabalhados de maneira a atender as necessidades de cada público.
Conseguimos entender que se você segue uma metodologia que seja eficaz ao processo de demanda, seguramente você terá o sucesso esperado.

Considero de grande valia a apresentação da empresa de design Notus.
A experência que nos foi passada, possibilita entender como é grande o nosso campo de atuação e as ferramentas necessárias para explorá-lo da melhor maneira. O ingresso de qualquer profissional ao mercado sempre é um processo difícil, mas se levado a sério, o sucesso torna-se uma garantia.

Rafael Gontijo
8ºperíodo Noite

Isabella Teles disse...

A Notus Design, empresa incubada na ED, mostrou seu modo irreverente em mais uma palestra da disciplina de Seminários. A empresa, composta por 3 sócios, oferece ao mercado inovações em serviços e produtos. Apesar de ainda estar se solidificando no mercado, a Notus já se preocupa em se manter “conectada” aos lançamentos e tendências mundiais. Para isso, investe em viagens e estudos sobre oportunidades emergentes.

Cabe ressaltar que os sócios buscaram e ainda buscam aprimorar o conhecimento na área por meio de pós graduações. Além disso, valorizam a participação em concursos já que isso traz uma divulgação maior da empresa nos meios de comunicação. Frederico Teixeira, um dos sócios apresentou 10 dicas, para nós designers que estamos iniciando no mercado. Dentre elas, vale citar: cuidar da sua imagem e da sua empresa, conhecer ações governamentais e não governamentais favoráveis ao design, aprimorar sua cultura visual e aprender a negociar.

O palestrante ponderou que um dos diferenciais da empresa é a metodologia que consiste em pesquisa e busca constante para compreender o público-alvo à que se destina o produto. O mesmo ainda citou que as diretrizes de uma empresa, muitas vezes quem impõe é o mercado, como no caso da Notus que, começou oferecendo serviços e hoje também é requisitada pela demanda de produtos. Dessa maneira, foi possível perceber que a Notus é uma empresa que defende seus valores, mas que mantém determinada flexibilidade seja ao permear em segmentos distintos dentro do design de produto seja em suprir as novas demandas do mercado.

Isabella Teles
Design Gráfico
8ºperíodo, manhã

Unknown disse...

A palestra de semana sobre a Notus, empresa incubada, foi extremamente interessante, os palestrantes Frederico Teixeira e Rodrigo Braga são dois dos cinco que formam a equipe que contam com mais dois designers de produto e um gráfico. Foi comentada sobre a visão da Notus e quais são os seus parâmetros para dirigir a empresa que seriam integridade, cuidado, abertura ao novo e ao diferente, disposição para aprender, imaginação, sonhos, criatividade. Achei importante também o que ele diz sobre os trabalhos desenvolvidos pelas pessoas dentro da Notus, o trabalho é do conjunto e não do indivíduo, isso garante que não haja briga de ego dentro da empresa.
Também foi abordada a questão da metodologia no processo de criação e, eles ressaltaram que o que os diferencia é que a criação está inserida nesse processo. Eles dão palpite no trabalho alheio e fazem diversas alternativas até chegar no produto final.
O ponto que mais me chamou a atenção foi quando ele falou as características para se formar um bom designer e empreendedor, que seriam: mantenha-se informado, aprender a negociar, aprimorar sua cultura visual, mantenha uma boa relação com professores e com a escola onde se formou, faça contratos, indique e peça indicações, conheça ações governamentais e não governamentais favoráveis ao design, esqueça a sua vaidade, cuida da sua imagem e da sua empresa, valorize seu trabalho. Eu acho que isso é um bom norte para nós que estamos formando não entrarmos no mercado achando que tudo vai se resolver, temos que ficar atentos à nossa imagem e isso transparecerá no nosso trabalho.

Alice Cardoso Barreto
Design Gráfico
8o período, Noite

Unknown disse...

Uol, como foi o bate-papo com a Notus Design?
Simplesmente perfeito!

Fred, um dos três sócios, falou com objetividade, segurança e espontaneidade sobre a trajetória, o panorama atual e os desafios futuros da empresa.
Sua fala apresentou vários momentos marcantes:
_Importância da instrumentação contínua.
Graduação basta? NÃO!
Nos cursos de graduação não há tempo hábil (nem é objetivo!), para que sejam ensinadas matérias importantes para, por exemplo, alicerçar uma nova empresa no mercado. Com isso Fred demonstrou como a continuação dos estudos é importante salientando que na sua empresa os sócios terem feitos pós em áreas distintas acrescenta muito para o trabalho.
_ O caso de um cliente que o conhecia da academia e no primeiro contato comercial disse que achava que Fred era advogado, foi interessante para lembrar do excesso de importância que a sociedade dá ao estilo dos trajes e como é importante lembrarmos disso.
_ Uma série de tópicos importantes foram abordados, como:
Mantenha-se informado.
Aprenda a negociar.
Cultive Cultura Visual.
Mantenha bom relacionamento com a escola e professores.
Indique e peça indicações.
Esqueça sua vaidade! O projeto é da empresa.
Fique atento a ações governamentais.
Cuide da sua imagem.
VALORIZE SEU TRABALHO!
Então agradeço ao Fred, à Notus e à disciplina!

Thiago Anício
Design Gráfico | 8º | Noite

Postar um comentário

 

Seminários DG Copyright © 2013 | Layout por Débora Mello